sábado, 12 de fevereiro de 2022

GRAVATÁ VAI AO PÓDIO EM COMPETIÇÃO DE DOWNHILL EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Campeonato aconteceu no último fim de semana e concentrou atletas de Pernambuco




Gravatá tem dois talentos em uma modalidade de esporte com bicicleta chamada Downhill, e os dois subiram no pódio do Campeonato Pernambucano de Downhill, que aconteceu em Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco, no último fim de semana.

Uma bicicleta mais barata para esse esporte custa entre quatro e dez mil reais, chegando a 50 mil reais. O equipamento chega a esse valor por causa da exigência que é feita em cima dele, pois as competições acontecem em terreno geralmente arenoso, com pedregulho, inclinado e contam com os saltos dos atletas.
Além da bicicleta, os atletas têm que usar equipamentos de proteção, como capacete, joelheira, colete, luvas, cotoveleira e uma sapatilha apropriada com grampos no solado.






Daniel Alves de Mendonça (@alvsdaniel), 17 anos, competiu na Categoria Júnior, que abrange idades entre 16 e 19 anos, e conquistou a terceira colocação. “Eu comecei por meio do incentivo de um amigo. Ia comprar uma moto, mas minha mãe não permitiu, por achar perigoso. Acabei indo para o downhill porque a adrenalina faz parte da minha vida, e há um ano e meio comecei a participar de competições. Minha rotina de treino é aos domingos na parte da manhã, além de feriados também. Nosso treino geralmente é na Pedra do Vento, no Riacho do Mel, no caminho do distrito de Mandacaru. Esse apoio da Prefeitura de Gravatá foi essencial, porque nós não tínhamos como ir. E com o apoio do transporte que estamos tendo da prefeitura, já está sendo uma grande ajuda”.




José Carlos Bispo (@branquinho_dh), de 18 anos, foi vice-campeão na Categoria Hard Tail, e ele explicou que “assim como Daniel, eu comecei no esporte através de um amigo que já o praticava. Um dos maiores estímulos para mim foi a adrenalina e o espírito de aventura que o Downhill oferece. Além de ser um esporte, é um hobby na nossa vida, por causa do grupo de amigos que se reúne, não existe rivalidade entre a gente, ali é um ajudando o outro. É um esporte que não tem tanta visibilidade, mas a gente queria que outros jovens tivessem conhecimento para que o esporte cresça e ganhe mais apoio. Pretendo seguir no Downhill, evoluir de bicicleta e chegar na categoria elite”.

As competições de Downhill têm premiações de medalhas até equipamentos e dinheiro. O próximo campeonato programado vai acontecer em abril, na cidade de Caruaru, e a cidade de Gravatá estará muito bem representada por Daniel Alves e José Carlos Bispo.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.