segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

FESTIVAL CURTA TAQUARY ABRE INSCRIÇÕES

Projetos podem ser submetidos de 10 a 30 de janeiro, exclusivamente pelo site do evento



Muitas histórias constroem o Curta Taquary. Dos diversos filmes já exibidos, dos realizadores, do público e das pessoas impactadas por este projeto que faz da cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, um catalisador de ideias e ações a partir do audiovisual. Em sua 15ª edição, que acontece entre 16 e 22 de março, em formato híbrido (online e presencial), a iniciativa pretende aprofundar ainda mais os laços com a comunidade, reforçando seu compromisso com o meio ambiente e a cidadania. O festival recebe a partir desta segunda-feira (10) as inscrições para suas nove mostras competitivas e, a cada filme submetido para análise da curadoria, uma espécie nativa será plantada em escolas e outros espaços públicos da cidade e seu entorno.

Disponível exclusivamente no site do evento (www.curtataquary.com.br), a ficha de inscrição pode ser preenchida até o dia 30 de janeiro. Estão aptos a participar filmes de ficção, animação, documentário ou de caráter experimental com até 30 minutos de duração, incluídos os créditos, que tenham sido concluídos a partir de janeiro de 2021. Os realizadores e/ou produtores devem ser brasileiros ou radicados no país há mais de dois anos. É possível se inscrever em mais de uma mostra e não há limite de número de trabalhos submetidos por realizador.

As nove categorias competitivas são: Mostra Brasil, com obras de temática livre; Mostra Primeiros Passos, voltada para os primeiros filmes de novos realizadores; Mostra Dália da Serra, com filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação e oficinas; Mostra Universitária, direcionada para produções oriundas de estudantes de graduação; Mostra Diversidade, com obras que abordem questões de sexualidade e de gênero. Completam ainda a programação a Mostra Curtas Fantásticos, com foco no horror, ficção científica e fantasia; Mostra Criancine, para o público infantojuvenil; Mostra Pernambucana, com trabalhos produzidos no Estado; e a Mostra Por Um Mundo Melhor, focada na educação ambiental.




Compromisso socioambiental


A preocupação com a sociedade em suas mais variadas esferas faz parte da identidade do Curta Taquary. Desde sua fundação, o festival vem mobilizando a cidade de Taquaritinga do Norte e seu entorno, em diálogo com outros locais de Pernambuco, do Nordeste, do Brasil e da América Latina. Entendendo a importância de enxergar o audiovisual como uma ferramenta de transformação, seja da sensibilidade, através do âmbito estético, ou do engajamento direto nos temas do contemporâneo, em sua 15ª edição o evento dá continuidade à promoção da conscientização ambiental.

O festival acontece presencialmente e online entre 16 de março, Dia Nacional da Conscientização das Mudanças Climáticas, e 22 de março, Dia da Água. Além da exibição de filmes, o evento contará com atividades formativas e de fomento das discussões, o festival pretende deixar uma contribuição perene na cidade. Para cada filme inscrito, uma muda de espécie nativa será plantada em Taquaritinga do Norte como forma de mobilizar a campanha de reflorestamento e recuperação de solo de áreas desmatadas e devastadas por queimadas – entre elas a de dezembro de 2016, onde 50 hectares de mata da cidade foram destruídas.

“O Curta Taquary tem como objetivo principal proporcionar ao público a exibição de um panorama atual de curtas-metragens brasileiros e latino-americanos. O festival caracteriza-se como formador de plateia e seu público-alvo é a comunidade estudantil, das redes municipal e estadual, classe de educadores e população em geral. A expectativa desta 15ª edição é fortalecer o evento como veículo de formação e inclusão social, proporcionando uma programação que busque ações que contribuam na formação e na conscientização socioambiental das pessoas envolvidas”, explica Alexandre Soares, coordenador do festival.

O 15º Curta Taquary conta com incentivo do Funcultura - Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.