quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA BALANÇO DAS AÇÕES DE DEZEMBRO

Mês foi dedicado às ações do Dezembro Vermelho e Laranja




Dezembro foi um mês com muitas atividades voltadas à saúde da população. Entre elas, houve a Campanha Dezembro Vermelho, realizada pelo Programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, que teve como objetivo uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A campanha chamou a atenção também para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. Em Caruaru, ao longo do mês, foram realizadas ações em 35 estabelecimentos de entretenimento adulto, como bares e botecos, onde foram feitas a distribuição de mais de 7.200 preservativos externos e 1.250 internos.

Houve ainda capacitação para os trabalhadores da saúde que atuam na área, com a realização do IV Simpósio Multidisciplinar HIV/AIDS que teve como tema: "HIV/AIDS: Da prevenção ao tratamento”, bem como atividades educativas e 798 testes rápidos realizados. Mais de 600 pessoas foram beneficiadas.





Outras ações importantes foram as voltadas para o Dezembro Laranja, campanha de prevenção ao câncer de pele. Durante o mês, foi realizado um mutirão de consultas dermatológicas para rastreio da doença, bem como palestras educativas e de orientação, que aconteceram no Ambulatório Médico Especializado (AME) do Indianópolis.

O mutirão teve como objetivo acelerar os atendimentos de consulta de dermatologia já agendados e reduzir o tempo de espera para os mesmos. Ao longo no ano, foram feitas 6.745 consultas de dermatologia, sendo 475 só no mês de dezembro.

“O aumento de vagas para as consultas dermatológicas faz parte das ações de retomada dos serviços de saúde, que ficaram represadas por conta da Covid-19”, explicou a secretária executiva de Atenção Especializada, Domany Cavalcanti.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.