quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

ALINE NASCIMENTO COMEMORA MAIS DE 360 MATÉRIAS LEGISLATIVAS EM PRIMEIRO ANO DE MANDATO




Vereadora mais jovem da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, Aline Nascimento comemora o primeiro ano de mandato com números expressivos. Foram 361 matérias legislativas, dentre elas um anteprojeto que sugeria a distribuição gratuita de absorventes para alunas da rede municipal de ensino, que virou lei em Caruaru. "Fico muito feliz que, mesmo em meio a um ano de pandemia, tão difícil, conseguimos levar muitos benefícios à população. E, mais ainda, por nosso anteprojeto ter sido aproveitado pela prefeita e, hoje, ser uma realidade para as meninas do nosso município", comemora Aline.

Foram nove projetos de lei, três projetos de decreto legislativo e um de resolução e 23 indicações. Dessas, dez foram direcionadas ao governo e a secretarias estaduais. "Um dos nossos maiores problemas é o abastecimento de água e essa foi uma tecla que batemos bastante esse ano. Pedimos uma atenção do governo estadual, através da Compesa, para as áreas desabastecidas do nosso município", explica Aline.

Dos 303 requerimentos, ampliação de vagas em escolas e centros de educação infantil, ações de terraplanagem, manutenção de iluminação pública e calçamento, envio de caminhão-pipa, dentre outras solicitações fizeram parte desse primeiro ano de trabalho. "É importante buscar o que a população precisa direto da fonte, que é o povo. Nossos requerimentos, em sua maioria, são resultado das necessidades que os caruaruenses nos pedem", conta.

Aline solicitou, também, três audiências públicas na Câmara. A última delas, já realizada de forma presencial, discutiu a insegurança nas comunidades rurais de Caruaru. "As pessoas da zona rural estão assustadas com essa onda de violência crescente na região. O poder público precisa fazer alguma coisa para coibir os crimes que vêm sendo cometidos", esclarece.

A jovem parlamentar ocupa um lugar na mesa diretora da Câmara de Vereadores. Além de estar na 1ª vice-presidência, a vereadora é presidente em duas comissões – de Políticas Públicas para a Juventude e de Defesa do Direito da Mulher -, membro da Comissão de Legislação e Redação de Leis e, ainda, suplente na Comissão de Ética Parlamentar. "O trabalho nas comissões é feito de forma minuciosa e com muita responsabilidade. Só nesse primeiro ano, foram 391 projetos apreciados e finalizados nas comissões e 724 proposituras apresentadas", aponta.

O trabalho fora da Câmara também é uma marca da vereadora estreante. Semanalmente, ela realiza visitas a comunidades com os gabinetes itinerantes. E a preocupação com a formação da consciência política levou a vereadora a criar um projeto de mentoria voltado para mulheres que se interessam pelo mundo político. O "Mentoria Mulheres na Política" conta com um grupo de cinco mulheres que acompanham a rotina da parlamentar quinzenalmente. "O projeto é uma forma de incentivar mais mulheres a participarem da política de fato, atuando, discutindo, pensando como fazer uma política diferente", destaca.

Aline tem se reunido, também, com secretários do município e do estado, deputados federais e estaduais, ministros, além do vice-prefeito Rodrigo Pinheiro e da prefeita Raquel Lyra. "Estamos sempre em busca do diálogo para levar o melhor para o povo da nossa cidade. Vamos escutando as demandas direto do povo e levando para os agentes públicos que têm o dever de trabalhar pela população. Assim, fazemos um trabalho em conjunto, a população, o legislativo e o executivo", frisa.