sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

PREFEITURA DE CARUARU RECEBE KITS DO PROGRAMA ESCOLAS CRIATIVAS

A "Caixa Mão na Massa" possibilitará a exploração de uma variedade de opções pedagógicas




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), recebeu, na tarde da última quinta-feira (2), os kits “Caixa Mão na Massa”, fornecidos pelo Instituto Lemann e a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), como parte da parceria com a rede municipal de ensino para a implementação do Programa Escolas Criativas em cinco unidades educacionais, durante este último semestre de 2021.

O recebimento ocorreu no auditório da Seduc e estavam presentes o secretário de Educação e Esportes, João Paulo Derocy Cêpa; a gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação, Lays Rosiene, bem como a equipe de formadores-mestres da Seduc e integrantes da Escola Municipal Dr. Tabosa de Almeida, representado as demais unidades escolares inseridas no programa.

Os itens disponibilizados na "Caixa Mão na Massa" serão utilizados nas formações com os professores das escolas participantes do programa, onde a abordagem da Aprendizagem Criativa, seu conceito e aplicabilidades serão inseridos nas disciplinas de forma transversal, contribuindo para a inovação pedagógica na sala de aula.

Na "Caixa Mão na Massa", estão disponibilizadas ferramentas e materiais de papelaria, bem como componentes eletrônicos simples, livros, placas eletrônicas programáveis, entre outros. Os itens foram especialmente escolhidos, o que possibilitará a exploração de uma variedade de opções pedagógicas criativas.

Dentro das caixas existem também três kits que foram separados para seus formadores-mestres, três professores que fazem parte da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seduc: Wellingthon Galindo, Rivanna Furiatti e Romildo Pereira. Os materiais serão necessários para subsidiar a formação que eles multiplicarão com outros formadores e professores das escolas que fazem parte do programa.

"O material auxiliará no planejamento junto à equipe escolar, fugindo daquela educação tradicional. Os professores serão desafiados a pensar em iniciativas que fomentem a aprendizagem criativa no cotidiano dos alunos", afirmou João Paulo.






Ainda de acordo com o secretário, a ideia é a de se criar, nas escolas municipais, um espaço que ofereça ferramentas, materiais e projetos em desenvolvimento que possam ser
utilizados pelos estudantes em suas criações. "E esses kits chegaram em um momento excelente, podendo apoiar o professor e seus alunos em sua exploração constante da aprendizagem em sala de aula. Basta usar a imaginação!", disse João.

Presente na entrega, a gestora da Escola Dr. Tabosa de Almeida, Rosimere Quaresma, era só felicidade. "Sempre primamos por uma educação diferenciada, criativa, que despertasse no aluno a curiosidade e a vontade de aprender. Esses kits serão fundamentais para darmos continuidade a nossa aprendizagem."

Além da Tabosa de Almeida, foram contempladas as escolas Intermediária Maria do Socorro de Freitas, Dom Bernardino Marchió, Doutor Amaro de Lyra e Cesar (Caic) e Professor Luiz Pessoa da Silva. "Este ano foram cinco unidades, no primeiro semestre de 2022 serão dez e no segundo 20 escolas contempladas", informou a gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seduc, Lays Rosiene.

Fotos: Edmilson Tanaka

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.