sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA É CELEBRADO EM CARUARU




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, celebra, hoje (3), o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data foi instituída pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de conscientizar a população sobre os direitos e melhorar a qualidade de vida desse público.

A PMC vem realizando uma série de ações intersetoriais em prol da população com deficiência, desenvolvendo políticas públicas em conjunto com a Secretaria de Educação e Esportes, através do Núcleo de Educação Inclusiva; com a Secretaria de Saúde, por meio da coordenação específica para esse público; com a Secretaria de Políticas para Mulheres e com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que tem o Serviço de Inclusão Social para Pessoa com Deficiência.

"Essas secretarias têm o papel de articular ações que garantam os direitos dessa população, conforme orienta a Lei Brasileira de Inclusão (Lei Nacional nº 13.146, de 6 de julho de 2015)", explicou o secretário da SDSDH, Carlos Braga.





De acordo com o secretário, são diversos projetos e serviços voltados para esse público, a exemplo de orientações sobre direitos, encaminhamentos de solicitação de passe livre municipal, intermunicipal e interestadual, emissão da Carteira do Autista, encaminhamento de situações de violação de direitos, formações com servidores sobre qualidade no atendimento, além de aulas de natação e judô, junto à Gerência de Esporte da SDSDH.

“O município tem o papel de fomentar a cidadania de seus moradores, combatendo, fortemente, o capacitismo, sendo referência para toda a região Agreste, bem como para todo o Estado”, ressaltou o coordenador do Serviço de Inclusão Social para Pessoa com Deficiência, Marcos Gervasio, que tem deficiência visual.

Fotos: Edson Elvis

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.