sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

ARTESANATO AGRESTINENSE ESTARÁ PRESENTE NA 21a EDIÇÃO DA FENEARTE






O município de Agrestina, no Agreste de Pernambuco, estará presente na 21° edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontecerá de 10 a 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Agrestina estará localizada no estande de n° 360, no setor das prefeituras, com seu artesanato em exposição e comercialização.

Após um ano sem sua realização, devido à pandemia da Covid-19, a Fenearte retoma sua realização em 2021, com o tema “É festa no reino da arte”, que homenageia o movimento armorial, do escritor e dramaturgo, Ariano Suassuna, falecido no ano de 2014. Este ano, de acordo com a organização do evento, a expectativa é de que 200 mil pessoas visitem a feira durante os nove dias de realização. Estima-se também que a movimentação financeira seja de 40 milhões de reais.




Para Agrestina, participar da Fenearte já tornou-se uma tradição. Todos os anos o município, conhecido por seu artesanato marcante e suas culturas seculares, marca presença entre o artesanato brasileiro e internacional presente na feira.

O secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, Josenildo Santos, fala sobre a importância de levar cada agrestinense, representado pela arte e cultura local, para um dos maiores encontros de economia criativa da América Latina. _“Estamos na Fenearte desde o ano de 2021, um ano após a sua criação. O evento é uma grande vitrine para os fazedores de arte e também um excelente espaço para o agente público colocar em prática políticas públicas da cultura e do turismo_”, disse.




Quem passar pelo estande de Agrestina, encontrará as peças em talha do artesão Eliaquim Antônio, as esculturas em ferro de Valmir Reginaldo, as esculturas em cimento de Genailson Bezerra, as peças sustentáveis em pneu do artesão Josivaldo Odorico, as peças artesanais de Alex Menezes, os trabalhos manuais realizados no Centro do Idoso de Agrestina, os chocalhos produzidos na comunidade rural de Santa Teresa, o Alfenim, produzido pela família do doceiro “Cazuza”, e as cocadinhas de doce de leite produzidas na comunidade do Sítio Saquinho.

Agrestina na Fenearte 2021 é uma iniciativa da Prefeitura de Agrestina, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.