sexta-feira, 12 de novembro de 2021

CENTRAL DE TESTAGEM COVID-19 PASSARÁ A FUNCIONAR POR DEMANDA ESPONTÂNEA




A partir da próxima terça (16), o Centro de Testagem Covid-19 passará a realizar atendimento sem agendamento prévio, por livre demanda. Para fazer o teste, basta comparecer ao local, na Rua Padre José Augusto, nº 205, no Bairro São Francisco, de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h, levando RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. A unidade funciona em um espaço amplo, que possibilita o cumprimento das normas de distanciamento social.

No local, serão realizados os testes de antígeno, que é rápido e indolor, capaz de detectar a proteína viral do SARS-CoV-2, que, quando apresenta resultado positivo, significa infecção viral ativa. Além do teste do tipo RT-PCR, que é o exame que identifica o vírus e confirma a Covid-19. Para isso, o teste busca detectar o RNA do vírus através da amplificação do ácido nucleico pela reação em cadeia da polimerase. As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz).




“Com a ação, vamos poder ampliar ainda mais a testagem no município, que já funciona de modo descentralizado nas ações itinerantes realizadas nas feiras e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mercados e locais de grande circulação. Assim, vamos seguir mapeando a circulação viral no município”, disse a secretária executiva de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Sarah Rafael.

Fotos: Edmilson Tanaka

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.