segunda-feira, 8 de novembro de 2021

3ª DOSE DA VACINA CONTRA COVID-19 DISPONÍVEL PARA PESSOAS 55+ EM CARUARU




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou a antecipação de seis para quatro meses do intervalo de aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19, também chamada de dose de reforço.

Além do novo prazo, uma nova faixa etária poderá receber a dose: a das pessoas a partir dos 55 anos. Até então, a dose estava disponível apenas para os trabalhadores de saúde, as pessoas imunossuprimidas e os idosos com mais de 60 anos, no intervalo de seis meses entre a D2 e a D3. Com a mudança, além do intervalo menor, mais pessoas serão beneficiadas com o imunizante.

“A antecipação da D3 nos dá uma garantia maior de proteção contra a doença. Com isso, é possível reduzir o risco de agravamento e óbitos. Ainda que estejamos com os números em queda, é preciso evitar o surgimento de uma nova onda da doença”, explicou a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio.

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS), a dose de reforço, que está sendo aplicada no município, é com a vacina da Pfizer/BioNTech. Na falta desse imunizante, poderão ser utilizadas as de vetor viral, como as Janssen/Johnson&Johnson e da AstraZeneca/Oxford.

Para receber a dose, além de ter completado o prazo e ter a idade superior a 55 anos, será necessário apresentar a cópia do CPF e a do comprovante de vacinação das doses anteriores.

A imunização está acontecendo em dois pontos da cidade: no Espaço Cultural Tancredo Neves e na Ação de Vacinação Noturna, que acontece na Via Parque, em
frente ao INSS, de segunda a sexta, das 17h às 20h, e, aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

Outra forma de receber o imunizante é por meio das ações porta a porta, que estão sendo realizadas nos bairros da cidade pela equipe de vacinadores itinerantes, com o apoio da unidade móvel de vacinação, o Vacimóvel.

CoronaVac

O imunizante CoronaVac/Butantan também terá o intervalo entre a 1ª (D1) e a 2ª (D2) dose reduzido, de 28 para 21 dias. De acordo com o Instituto Butantan, a eficácia global da CoronaVac pode chegar a 62,3%, com intervalo entre doses igual ou superior a 21 dias. Já para a aplicação da 3ª dose (D3), o prazo segue igual, de quatro meses para as pessoas a partir se 55 anos.

Foto: Edmilson Tanaka

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.