quarta-feira, 27 de outubro de 2021

TAQUARITINGA DO NORTE PROMOVE A SEMANA DO "LIXO ZERO"




O Governo Municipal de Taquaritinga do Norte iniciará próximo dia (28), o Projeto “Semana Lixo Zero” com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte dos resíduos e incentivar as práticas sustentáveis.

O “lixo” é hoje um problema de grandes dimensões em todas as áreas que compõem o ecossistema da sociedade, em especial para as cidades, que destina parcela significativa do seu orçamento para minimizar os impactos causados. A “Semana Lixo Zero” vem engajar a sociedade a mudar seus modos de vida e repensar o seu consumo, destinando corretamente os resíduos e criando um ambiente saudável e melhor. Tal iniciativa vem somar com as ações desenvolvidas da Agenda 2030, dos Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS) e no Programa Inovajuntos criados pela Organização das Nações Unidas (ONU), União Europeia e CNM (Confederação Nacional dos Municípios), que a cidade está engajada.

A ação iniciará próxima quinta – feira (28), a partir das 7h30, com uma blitz de limpeza às margens da Rodovia PE 130, onde voluntários e servidores públicos (em comemoração ao dia do servidor), irão recolher todo o lixo descartado de forma irregular. A concentração acontecerá às margens do Açude Santo Amaro e qualquer pessoa pode participar e será recepcionada com um café da manhã, receberão uma camiseta da ação e equipamentos de proteção. Durante a semana também serão distribuídas mudas de plantas através da “Blitz Ambiental”, programa criado pelo Departamento de Meio Ambiente que já distribuiu, só este ano, cerca de 1500 mudas de árvores nativas.
‘Será uma programação toda voltada para a educação e conscientização ambiental. Sabemos que não vamos resolver todos os problemas relacionados ao lixo da cidade em apenas uma semana. Mas estamos dando os primeiros passos e plantando uma semente promissora para um futuro com uma melhor qualidade de vida sustentável. Convidamos toda população que ama Taquaritinga a participar conosco. Vamos juntos transformar o nossa cidade e ser referencia em nossa região”, completou o secretário de gabinete, Ronaldo Veiga.