sábado, 25 de setembro de 2021

ENTENDA TUDO SOBRE BURSITE E COMO PREVENIR A DOENÇA

Ortopedista destaca causas, sintomas e tratamentos




Bursite é a inflamação ou irritação de uma “bursa”. Esta é uma pequena bolsa localizada entre o osso e outras estruturas móveis, como músculos, pele ou tendões. Ela permite e facilita um melhor deslizamento entre as estruturas. Como prevenção, é importante evitar movimentos repetitivos, exercícios de grande impacto sem proteção e sobrecarga. Considerada uma enfermidade bem comum entre os brasileiros, a doença pode ser causada pelo uso frequente da articulação, como explica o ortopedista Dr. Marcos Hering.

“A bursite no ombro pode ser causada pelo uso em excesso da articulação e é preciso ficar atento aos sinais como dor em todo o ombro, especialmente na parte superior, dificuldade em levantar o braço acima da cabeça, devido à dor, fraqueza muscular em todo o braço afetado e sensação de formigamento local que irradia por todo o braço”, explica o médico, que complementa trazendo outros detalhes da doença.

“Os sintomas da bursite no ombro são bem parecidos com os da Síndrome do Manguito Rotador. Portanto, para confirmar o diagnóstico, o especialista em ombro vai precisar tocar no ombro dolorido e pedir para que a pessoa faça alguns tipos de movimentos. O médico pode solicitar ainda um raio-x, ultrassonografia ou até mesmo ressonância magnética para descartar outras causas para a dor. Ao sentir os sintomas, o paciente precisa passar por uma consulta com um ortopedista”, finaliza.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.