quinta-feira, 30 de setembro de 2021

CARUARU RECEBE 9ª EDIÇÃO DO CIRCUITO DO CAFÉ DE PERNAMBUCO

Visitando 10 das 13 cafeterias, degustadores receberão canecas temáticas exclusivas do evento e, ao visitarem 12 estabelecimentos participantes, poderão concorrer a prêmios




O setor de bares e restaurantes, um dos mais afetados pela pandemia, tem se movimentado em busca de recuperação. No interior de Pernambuco, uma conhecida ação da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), por meio da Câmara Setorial de Gastronomia, promete movimentar o segmento gastronômico e contribuir com a retomada econômica, especialmente para as cafeterias, que estiveram fechadas no período de maior fluxo, o inverno, por dois anos consecutivos. Será a 9ª edição do Circuito do Café de Pernambuco, de 03 de outubro a 07 de novembro, que contará com a participação de 13 cafeterias da Cidade e terá como tema: “Luz, Câmera, Café!”.

O mote escolhido para esta edição foi o cinema e trará os combos astros, como são chamadas as receitas criadas por cada cafeteria para o evento, homenageando filmes clássicos nacionais e internacionais. A famosa história de amor de “E o vento levou”, de 1939, é a obra que inspira a Bodega João Doutor. O revolucionário “A Noviça Rebelde”, de 1965, foi o escolhido pelo Times Café. Maria José Café Gourmet terá o casal mais memorável do cinema em seu astro com “Romeu e Julieta”, de 1968. Indicado a 10 Oscars e vencedor na categoria de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Ator, o aclamado “O Poderoso Chefão”, de 1972, dá nome à receita de O Bosque Café.

Um dos maiores clássicos do gênero infantil, “O Mágico de Oz”, de 1939, é o filme do café astro da Dona Bodega. Já o Cheirin Bão terá o “Cantando na Chuva”, de 1952, um dos mais famosos musicais, como tema. O Negro Brownie homenageia um dos campeões de bilheterias de todos os tempos, “Titanic”, de 1997. A cafeteria Luiz Lua Gonzaga, do Sesc Caruaru, tem a produção “O Garoto” de Charles Chaplin como inspiração. O drama romântico e cheio de aventuras de “A Lagoa Azul”, da década de 80, é o filme do veterano Café.Com. O cinema italiano está representado por “Cinema Paraíso”, de 1988, dando título ao café astro da Delta Expresso. Filme que marcou a estreia do ator Kevin Costner como diretor, “Dança com Lobos”, de 1990, será o tema do combo da Dom Erminio.






O cinema nacional tem dois grandes sucessos homenageados no Circuito do Café. A Lê Café traz “Xica da Silva”, de 1976, a famosa história também foi tema de uma novela de mesmo nome. E as aventuras do nordestino João Grilo em “O Auto da Compadecida”, de 2000, baseado na peça teatral homônima de Ariano Suassuna, são a grande inspiração da cafeteria Jerinana. As pessoas que completarem parte da rota gastronômica, visitando, ao menos, 10 das 13 participantes receberão canecas temáticas exclusivas do evento e, ao visitarem 12 cafeterias, poderão concorrer a uma cafeteira e a uma viagem.

“Nossa Câmara tem desempenhado o seu papel fomentando discussões e ações que fortalecem o nosso segmento. O Circuito do Café de Pernambuco é um dos nossos grandes projetos e temos certeza que, principalmente nessa fase de retomada, fará a diferença para a economia e o turismo da nossa cidade. Será uma edição muito especial que também impulsiona a cultura, trazendo clássicos do cinema, inclusive, para uma geração mais nova”, ressaltou a coordenadora da Câmara da Gastronomia da Acic, Dayse Cintra.

A abertura oficial do evento acontecerá no dia 03 de outubro, às 15h, no Espaço País de Caruaru, no Polo Caruaru, onde haverá uma exposição, até o final do Circuito do Café, no dia 07 de novembro, com o tema: “Cenas da Memória – Recortes do Cinema em Caruaru”. Com a curadoria do historiador Walmiré Dimeron, a exposição conta a história da sétima arte no município e será aberta ao público para visitação. 



QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.