sexta-feira, 13 de agosto de 2021

SAMU AGRESTE RECEBE NOVAS MOTOLÂNCIAS




A população de Caruaru recebeu, nesta sexta-feira (13), duas novas motolâncias para integrarem ao Samu Agreste. A frota conta já com quatro ambulâncias básicas e uma de suporte avançado. Atualmente, o Samu faz a regulação de 52 municípios da 2ª Macrorregião IV e V Região de Saúde.

“Temos a consciência da importância deste serviço para a população. Por isso, estamos sempre buscando melhorias para que ele funcione da melhor forma possível e cumpra o seu propósito, que é salvar vidas”, disse o secretário de Saúde de Caruaru, Breno Feitoza.

As motocicletas são dirigidas por técnicos de enfermagem, com formação de condutores de veículos de emergência e curso de pilotagem defensiva e são habilitados para a função. Eles têm à disposição materiais de atendimento pré-hospitalar e de médico-hospitalar, como seringas, medicações, cilindro de oxigênio, desfibrilador automático e os demais para imobilização e primeiros socorros. A equipe trabalha em dupla, agilizando o atendimento, que é realizado, em média, em cinco minutos.





De acordo com coordenador do Samu Agreste, Pedro Henrique, o serviço ganha ainda mais agilidade com as motolâncias. “Elas darão mais qualidade ao atendimento do Samu, por favorecerem uma reposta rápida aos chamados da população. O tempo médio nacional para atendimento de uma ocorrência é de 15 minutos e Caruaru já realiza em tempo médio mais baixo, de 11 minutos. Com as motolâncias, esse tempo pode cair para quatro minutos”, disse.

Pedro Henrique falou ainda sobre a importância da renovação da frota. “Quando recebemos veículos novos da Prefeitura de Caruaru é, justamente, pensando nesse serviço de qualidade para a população, ofertando condições melhores de trabalho para as equipes do Samu, para que possamos cumprir nossa rotina diária de salvar vidas no mais curto espaço de tempo”, concluiu.

Fotos: Janaína Pepeu

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.