quinta-feira, 5 de agosto de 2021

AULAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM CARUARU RETOMAM A PARTIR DO DIA 16 DE AGOSTO

O plano de retomada contará com três fases e seguirá todas as medidas de segurança contra a Covid-19




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, divulgou, nesta quarta-feira (4), o cronograma de volta às aulas presenciais dos estudantes da rede municipal de ensino. O ano letivo de 2021 foi iniciado desde o dia 1° de março, porém, de forma remota, seguindo decreto estadual.

O plano de retomada contará com três fases e seguirá todas as medidas de segurança contra a Covid-19. Na fase 1, que iniciará no dia 16 de agosto, as aulas presenciais voltam para os alunos do 5° e 9° anos do Ensino Fundamental. Nessa etapa, serão abertas 100 escolas.

Na fase 2, que começará no dia 30 de agosto, mais 30 unidades serão abertas e estarão de volta os alunos dos CMEIs (Centro Municipal de Ensino Infantil), que abrangem o Pré I e II, e do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Por fim, no dia 13 de setembro, começará a fase 3, quando retornarão as aulas para os alunos do 1° ao 4° ano e do 6° ao 8° do Ensino Fundamental, bem como os das ETIs (Escola de Tempo Integral), totalizando as 140 unidades de ensino atendidas pela rede municipal. Atualmente são mais de 43 mil alunos matriculados.

De acordo com o secretário de Educação, João Paulo Derocy, a retomada das aulas presenciais vem sendo planejada há meses. "Toda a equipe vem acompanhando as experiências pelo Brasil e pelo mundo e, para isso, um comitê específico foi criado. Esse grupo reuniu esforços para garantir toda a logística de materiais e informações às escolas devido à pandemia da Covid-19", informou.




Um protocolo com medidas de segurança também foi elaborado, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, e encaminhado às unidades educacionais. Entre as medidas, estão a aferição de temperatura, o uso de máscaras, a higienização das mãos com álcool em gel e o distanciamento entre as bancas.

"Para as salas onde não seja possível o retorno de todos os alunos, por conta do distanciamento de pelo menos um metro, uma parte da turma assistirá às aulas de forma presencial em uma semana e a outra ficará on-line e, assim, sucessivamente. Nos casos em que a turma toda possa ser acomodada em uma mesma sala, será possível ter o retorno de 100% dos estudantes", explicou o secretário.

Ainda de acordo com João Paulo, a volta às aulas presenciais não é obrigatória. "Para os alunos que optarem pelo não retorno, eles continuarão recebendo as aulas de forma remota, por meio do Aula em Casa", disse, acrescentando que mais de 90% dos professores já foram vacinados (com a primeira ou única dose). "Os que não tomaram ainda, estamos fazendo um trabalho de busca para que, quando as aulas voltem, 100% esteja imunizado."

“Durante toda a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, preservou o que há de mais importante: a vida. Adaptamos os planejamentos pedagógicos e apoiamos diretores, professores e profissionais da educação para viabilizarem o ensino remoto. Tivemos uma taxa de adesão às aulas remotas de 80%, o que é um ótimo indicativo, porém, também observamos os desafios de manter o vínculo com a escola em 2020", afirmou João Paulo.

O secretário lembrou ainda que a importância da escola não é só pedagógica, mas também social. "Trazer os alunos de volta para as salas de aula é trazer a possibilidade de interação e desenvolvimento social, sendo aspectos importantes para a saúde mental das crianças e adolescentes. Voltar às aulas é retomar um pouco da normalidade que a pandemia nos tirou. E nós estamos trabalhando para que esse retorno seja feito com o máximo de segurança, seguindo todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS)."

Para a Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, o momento não é fácil e precisa da cooperação de todos para que saiamos o mais rápido possível dessa pandemia. "A volta às aulas presenciais, em tempos de pandemia, pode gerar muita expectativa, ansiedade e medo. Mas seguiremos juntos e atentos a todos os cuidados para vencer mais um desafio e garantir a aprendizagem de nossas crianças e jovens caruaruenses", concluiu Raquel.

Fotos: Janaína Pepeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário