quarta-feira, 25 de agosto de 2021

ETIQUETA E TIPOS DE SERVIÇO À MESA ESTÃO ENTRE OS ASSUNTOS DA 1ª JORNADA DE MESA POSTA DE PE




No dia 18 de setembro, Caruaru será sede da 1ª Jornada de Mesa Posta de Pernambuco, realizada pelo instagram @mesapostapraquemgosta e a Diplano Comunicação Estratégica, com apoio do Senac Pernambuco, Sindloja Caruaru e empresas ligadas ao setor. A etiqueta e os tipos de serviço à mesa estão entre os assuntos que estarão presentes no evento, que tem como tema ”Fortalecendo conexões através da mesa: da etiqueta à arte de receber bem”.

A palestra “Etiqueta e serviço à mesa: história e técnicas” será ministrada pela professora Lorena Bezerra, mestre em gestão empresarial, especialista em gestão de alimentos e atualmente coordenadora e docente do curso superior em gastronomia da Faculdade Senac-PE/Caruaru.

Em sua abordagem, ela fará um verdadeiro passeio sobre a história da etiqueta à mesa. O início do uso dos guardanapos de tecido, por exemplo, da forma como conhecemos hoje, é atribuído a Leonardo da Vinci (1452-1519), que o utilizou pela primeira vez como uma alternativa para não sujar mais as toalhas de mesa que eram usadas para limpar a gordura de mãos e boca. Essa é só uma das curiosidades que Lorena trará em sua palestra. Os tipos de serviço à mesa também estarão em sua fala, trazendo detalhes sobre a forma mais adequada de servir e montar a mesa de acordo com o contexto da recepção.

A 1ª Jornada de Mesa Posta de Pernambuco terá ainda as palestras “O propósito da mesa posta: reflexões, criatividade e práticas”, ministrada pela jornalista Iraê Mota, idealizadora do @mesapostapraquemgosta e especialista em mesa posta; o gastrônomo João Jones vai ministrar a palestra “O ato final da mesa posta: como embelezar no empratamento”; e o sommelier Agostinho Lopes será o responsável pela palestra “Vinhos: aprenda a harmonizar e a servir corretamente”.

As vagas são limitadas e o evento inclui almoço, material de apoio, degustação de vinhos, brinde especial e certificado de participação com carga horária de 7 horas-aulas. As inscrições podem ser feitas através do link https://bit.ly/3uRvOtF.

Foto: Andreza Ferreira

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.