segunda-feira, 9 de agosto de 2021

COLÉGIO DE CARUARU É PIONEIRO NA VIVÊNCIA DE ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO ENSINO MÉDIO




Reforçando sua marca de ser tradicionalmente inovador, o Colégio Diocesano de Caruaru é pioneiro em Pernambuco ao vivenciar no período letivo do ensino médio os itinerários formativos, antecipando a exigência do Ministério da Educação que passará a obrigar as escolas somente a partir de 2022.

Os itinerários formativos fazem parte das diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação básica e estão diretamente associados às habilidades e competências que todos os alunos devem desenvolver durante o ensino médio. Através de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, os estudantes poderão se aprofundar nos conhecimentos de uma área.

Desde o ano passado, o Diocesano inseriu os itinerários formativos a partir do 1º ano do ensino médio, com a organização curricular mais flexível dando aos estudantes a oportunidade de escolher alguma disciplina dentro de sua área de interesse.




Neste segundo semestre de 2021, os itinerários formativos começam a ser vivenciados a partir desta segunda-feira (9) e terão os seguintes temas: anatomia e fisiologia humana; empreendedorismo e inovação criativa; programação e tecnologia digital; comunicação; e cinema, fotografia e literatura.

“Os alunos vão descobrindo suas aptidões ao passar pelo itinerário formativo. Desde o ano passado, tem sido uma experiência muito importante para auxiliar os estudantes na descoberta de sua vocação profissional”, afirma o professor Carlos Renato.

De acordo com o Ministério da Educação, o novo ensino médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil na medida em que possibilita aos estudantes escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos.

📷 Carlos Renato

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.