sábado, 14 de agosto de 2021

CÂMERAS DE VIGILÂNCIA SÃO INSTALADAS PARA INIBIR O ABANDONO ANIMAL EM CARUARU




Devido ao aumento do abandono animal registrado no município nos últimos meses, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade, realizou a instalação de câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade, onde os delitos costumam ocorrer. O objetivo é inibir o crime e estimular a conscientização contra essa prática criminosa.

De acordo com dados da clínica pública municipal, a taxa de abandono de cães e gatos em Caruaru aumentou cerca de 23% em 2021. Vale destacar que o abandono animal é crime previsto pela Lei Federal 14.064/20, com pena de multa, detenção de dois a cinco anos e perda da guarda.

Para a coordenadora da AME Animal, Priscila Oliveira, o crime de abandono tem se tornado recorrente. “Os tutores deixam os animais de forma vulnerável, pressupondo que iremos encontrá-los, mas muitos morrem de fome, sede, frio ou por ação externa antes de serem socorridos”, explica. Segundo a coordenadora, os animais socorridos ainda ficam majoritariamente traumatizados pela crueldade sofrida.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade, Ytalo Farias, o investimento tem como objetivo identificar infratores e alertar sobre a penalidade desse tipo de crime. “Nossa intenção é ampliar a segurança dos animais do município e contribuir no combate a esse e outros crimes relacionados”, afirma.

Foto: Elvis Edson

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.