terça-feira, 31 de agosto de 2021

28ª ROMARIA DO FREI DAMIÃO ACONTECE NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA EM SÃO JOAQUIM DO MONTE

Romeiros poderão visitar o Cruzeiro, mas deverão efetuar pré-cadastro online. Público não poderá ultrapassar 300 pessoas no local






A cidade de São Joaquim do Monte, no Agreste pernambucano, há 28 anos se transforma num grande centro de peregrinação para romeiros devotos do Frei Damião, tendo por ápice a realização da Romaria. Em 2021, com a continuidade da Pandemia da COVID-19, o evento será semipresencial com diversas regras deverão ser respeitadas para a participação presencial.

Um acordo entre o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE); Paróquia de São Joaquim; Diocese de Caruaru; Polícia Militar e Civil e Prefeitura local garantirá o cumprimento de normas já conhecidas para restrição de aglomerações aplicadas especificamente ao evento que em sua normalidade congrega mais de 200 mil pessoas. Os peregrinos deverão efetuar o pré-cadastro comprovando a primeira dose da vacina nos bloqueios educativos; onde receberão uma credencial para participação. A tradicional “Caminhada da Fé” que parte da cidade de Camocim de São Félix, também no Agreste, deverá ser substituída pela modalidade motorizada. A Prefeitura fará quatro paradas educativas com os bloqueios educativos. Nesses locais serão disponibilizadas máscaras de TNT, álcool em gel e aferição de temperatura. O número de participantes não deverá ultrapassar a quantidade de 100 (cem) pessoas na Igreja e 300 (trezentas) no Cruzeiro; disponibilizando transmissões em tempo real das celebrações através das mídias digitais e emissoras tradicionais. A instalação de barracas de comercialização será regulada pelo Poder Executivo delimitando espaço e procedendo o cadastro.

Padre Isael Torres, pároco e Coordenador Geral da Romaria reforça aos romeiros a necessidade de se cuidar para que nos próximos anos o evento volte a sua grandiosidade já conhecida. “Estamos em Pandemia e com essa variante Delta é preciso ter mais cuidado. A Paróquia atenderá a todas as determinações visando a saúde de todos, oferecendo toda a transmissão ao vivo via redes sociais”; pontua o religioso. O padre ainda lembra que a faixa etária prevalecente dos devotos é de idosos, exigindo ainda mais cuidado. O Prefeito Duguinha Lins reafirma que está preparando a cidade para este momento. “Nossas equipes estão preparadas para adotar as providências, visando a segurança e saúde. Mesmo sem a presença da multidão que conhecemos, a cidade está sendo decorada, e preparada para a Romaria”, resume o gestor.

A 28ª Romaria do Frei Damião acontece nos dias 02,03,04 e 05 de setembro de 2021. O cadastro pode ser feito no link: https://forms.gle/kuM95FSkHzfh2ETz7

Foto: Arquivo Pascom São Joaquim do Monte

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.