terça-feira, 6 de julho de 2021

PROGRAMA FACILITA CONTRIBUIU PARA ABERTURA DE QUASE 2.500 EMPRESAS EM CARUARU




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), mantém em execução o programa Facilita, que tem como principal objetivo o de justamente facilitar a abertura de micros e pequenas empresas na Capital do Agreste. De 2017 até esta terça-feira (06) - período em que a iniciativa se encontra em operação -, ela já contribuiu para com o início das atividades formais de 2.463 empresas dos gêneros.

Além disso, avaliou 3.480 pedidos de abertura, sendo ainda responsável por uma redução de mais de 90% no tempo médio de análise dos processos em comparação a métodos adotados anteriormente. “Antes da criação do programa Facilita, o empresário levava, em média, nove meses para abrir uma empresa, agora, até 15 dias úteis. Isso porque ele desburocratiza o processo, oferecendo mais agilidade durante a abertura de empresas”, destacou o secretário da Sedetec, André Teixeira Filho.

Somada à Sedetec, o Facilita também conta com as atuações das secretarias municipais da Fazenda (Sefaz); Saúde, com a Vigilância Sanitária; Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC), além da Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente (URB). “De forma conjunta, ainda com a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), utilizamos um sistema digital que interliga as análises das secretarias envolvidas nesse processo, de forma integrada e mais rápida”, acrescentou André Teixeira.

Informações de como adotar o programa Facilita podem ser adquiridas através do site facilita.caruaru.pe.gov.br. O interessado ainda pode retirar dúvidas na sede da Sefaz, que fica localizada na Avenida Rio Branco, nº 315, no centro de Caruaru. O horário de atendimento é sempre das 7h até as 13h, e o telefone é o 3701-1512.

Foto: Edmilson Tanaka

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.