terça-feira, 22 de junho de 2021

PMPE EXPÕE VEÍCULO NO DIA MUNDIAL DO FUSCA




Carro caracterizado no modelo antigo ficará estacionado de hoje, até amanhã no período da tarde, em frente ao Quartel do Derby

Nesta terça-feira (22) é comemorado o Dia Mundial do Fusca. Para celebrar em grande estilo a data, um veículo caracterizado no modelo antigo da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) estará em exposição, em frente ao Quartel do Comando Geral (QCG), no Derby, desta terça até quarta-feira manhã e tarde.

A iniciativa da exposição do modelo antigo para celebrar a data é do Museu da PMPE, que tem sede no QCG. Esse tipo de automóvel foi uma paixão nacional por anos e anos e bastante utilizado como viatura pela PMPE, principalmente pela Radiopatrulha e 1º BPTran, na década de 70, para as rondas ostensivas.






A restauração do Fusca foi realizada pela Comissão de Reaparelhamento da Secretaria de Defesa Social, devido a parceria envolvendo a PMPE e o Clube dos Fuscas de Pernambuco.

A exposição do Fusca tem o objetivo de mostrar à sociedade um modelo de veículo antigo, que na época era tão moderno e que teve grande importância nas rondas realizadas pelos policiais militares ao exercerem a missão de promover segurança à população pernambucana.






HISTÓRIA - Importados da Alemanha, os primeiros Fuscas começaram a circular no Brasil em 1950. A primeira fabricação no país aconteceu em 03 de janeiro de 1959, em São Bernardo do Campo/SP.

O pai do Fusca é Ferdinand Porsche, que no inicio da década de 30 desenvolveu um projeto na sua própria garagem, em Stuttgard, Alemanha. O primeiro projeto do Fusca, o carro era equipado com um motor dois cilindros, refrigerado a ar, que tinha um rendimento absurdamente péssimo.

Em 1934 foi assinado o contrato entre Ferdinand Porsche e a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã, dando início ao desenvolvimento do Fusca. Desde então, o Dia Mundial do Fusca é comemorado por fãs do Volkswagen em todo o mundo. (Fonte web)

Fotos: PMPE

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.