segunda-feira, 24 de maio de 2021

GOVERNO DE PERNAMBUCO CONCEDE SELO INTERNACIONAL A DESTINOS TURÍSTICOS DO ESTADO




Chancela será fornecida pela Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur aos municípios que tiverem 10% dos seus estabelecimentos turísticos com o Selo Turismo Seguro, entre outras exigências

Para promover a classificação dos principais destinos de Pernambuco como seguros para recepcionar os turistas, a Secretaria de Turismo e Lazer do Estado (Setur) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) anunciam os requisitos a serem cumpridos pelos municípios que desejarem propor sua candidatura ao Selo Internacional Safe Travels. Desde 2020, Pernambuco conta com a chancela do World Travel & Tourism Council (WTTC), entidade mundial, graças à criação dos 13 protocolos sanitários para o turismo local e do Selo Turismo Seguro, criado em 2020 pela Setur-PE e a Empetur.

Graças a isso, o Estado virou embaixador do Safe Travels, podendo dar a distinção para empresas e equipamentos de turismo locais. Agora, também os municípios vão poder receber a distinção internacional.

A medida visa elevar a qualidade dos serviços oferecidos por cada destino turístico e habilitá-los como seguros para visitação, por manterem a vigilância às normas sanitárias determinadas pelo Governo do Estado.

Entre as exigências que os municípios deverão atender, estão: a participação de ao menos 10% dos estabelecimentos da localidade no Selo Turismo Seguro; manter regularidade na fiscalização dos serviços e equipamentos pela Vigilância Sanitária local; possuir no mínimo 20% das empresas locais voltadas ao segmento registradas no Cadastro Nacional do Turismo do Ministério do Turismo, o Cadastur, entre outros pontos.




“O Selo Safe Travels é uma chancela internacional conquistada pelo Governo de Pernambuco em 2020 e oferece maior conforto aos nossos turistas. Agora, os municípios também vão poder ser agraciados, fazendo com que os visitantes que chegam a cada localidade saibam que ela está capacitada para recebê-los com segurança. A iniciativa gera uma relação de confiança entre todos os participantes: turistas, trade turístico e os representantes públicos”, destaca o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Todos os detalhes de como proceder para solicitar o Safe Travels, requisitos necessários e a ficha para solicitar o selo estão no site da Setur: www.setur.pe.gov.br. Os gestores municipais podem ainda encaminhar e-mail para selope@setur.pe.gov.br e solicitar o formulário. A partir da aprovação, o selo terá um ano de validade para uso por parte do município, ficando pendente a renovação após esse período.

Ao aderirem ao Safe Travels, os destinos devem cumprir o termo de compromisso voluntário que sugere a implantação dos protocolos de segurança do Selo Turismo Seguro, aumentar o número de estabelecimentos locais no Cadastur e no Selo, além de utilizar materiais promocionais da campanha “Pernambuco Seguro” em suas redes sociais e no site dos municípios.