sexta-feira, 14 de maio de 2021

CARUARU IMPLANTA CENTRO REGIONAL DE VACINAÇÃO COVID-19





Com a chegada da vacina Pfizer/BioNTech a Caruaru, após pleito da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, o município se tornará cidade-polo para vacinação de gestantes e puérperas com o imunizante alemão.

O Centro Regional de Vacinação Covid-19 funcionará no mesmo local onde já funciona o Centro Municipal de Vacinação Covid-19, no Espaço Cultural Tancredo Neves, no coração de Caruaru, a partir desta quinta-feira (14). O horário de funcionamento também será o mesmo, das 7h às 19h.

Em Caruaru, a vacina será armazenada em temperatura positiva ( +2° e + 8°), o que garante ao imunizante uma sobrevida de 5 dias. O frasco da vacina é multidose e contém 6 doses de 0,3mL, que podem ser usadas até 6 horas após a abertura do frasco. O intervalo entre as doses é de 12 semanas (três meses).

Para as gestantes e puérperas de Caruaru, serão disponibilizadas 2.070, que chegam ao município nesta sexta-feira (14). Além das gestantes e puérperas, residentes no município, outras mulheres de 52 municípios que integram a IV e V Gerência Regional de Saúde também receberão a dose em Caruaru. Ao todo, o Centro Regional de Vacinação Covid-19, receberá, neste primeiro momento, 9.942 doses do imunizante.

Serão contemplados com o Centro de Vacinação Regional Covid-19, da IV Regional de Saúde, os municípios de: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caitano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes.

Da V Regional de Saúde: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeira, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.


Sobre a Pfizer

A vacina é baseada em mRNA, que usa RNA mensageiro sintético, que auxilia o organismo do indivíduo a gerar anticorpos contra o vírus. É uma vacina, comprovadamente, segura para utilização em gestantes e puérperas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) concedeu o registro definitivo à vacina para prevenção da Covid-19. Esse registro definitivo é a comprovação de que a segurança, qualidade e eficácia da vacina foram analisadas e atestadas pela equipe técnica da ANVISA.

Em 19 de março de 2021 a Pfizer assinou com o governo federal um contrato que prevê a entrega de 100 milhões de doses até o final de 2021. A primeira entrega de doses ao Ministério da Saúde ocorreu em 29 de abril de 2021. Em Caruaru, essa entrega acontece no dia 14 de maio de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem é Adriano Luiz?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip/Yduqs. Radialista desde 2004. Comunicador na Rádio Liberdade FM 94,7 em Caruaru-PE, desde 2008.