sexta-feira, 21 de maio de 2021

BELO JARDIM ALERTA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO SOBRE NÍVEL CRÍTICO DE OXIGÊNIO





Com o aumento de casos e internações de pacientes com a Covid-19 em Belo Jardim, a secretaria de Saúde municipal enviou um ofício para a IV Gerência Regional de Saúde (IV Geres) solicitando o apoio para evitar o desabastecimento do suprimento de oxigênio na cidade. De acordo com o documento, expedido nesta quinta-feira (20), o município tem sido abastecido diariamente pela empresa White Martins, entretanto, em alguns momentos, já houve nível crítico de oxigênio. Além deste elemento, outros tipos de insumos também foram solicitados ao Estado para o combate ao Coronavírus.

A alta demanda de pacientes que vem apresentando Síndrome Respiratória Aguda Grave requer um suporte de oxigênio maior, ocasionando o risco do colapso no sistema de saúde pela falta do insumo. Atualmente, os 16 leitos de internamento da Covid-19 no município estão sendo utilizados, onde pacientes realizam o procedimento de oxigenioterapia com cateter nasal ou ainda por ventilação mecânica.

Há ainda dois leitos na sala vermelha, para pacientes que aguardam vaga de UTI pela Central de Regulação de Leitos e utilizam a máscara facial IOT (intubação orotraqueal). Este tipo de procedimento necessita de um grande fluxo de oxigênio, tendo em vista que a média de liberação de senhas no estado para UTI tem sido entre 24 a 48h.

Segundo a secretária de Saúde, Aline Cordeiro, a medida visa prevenir o desabastecimento para que a população não fique sem assistência.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.