quarta-feira, 31 de março de 2021

SINJOPE SOLICITA INCLUSÃO DE JORNALISTAS NO GRUPO PRIORITÁRIO DA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19





O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco enviou ofício a Secretaria Estadual de Saúde no último dia 18 de março solicitando a inclusão da categoria entre os grupos prioritários de vacinação em Pernambuco, uma vez que a atividade jornalística foi elevada ao status de função essencial pelo Decreto nº 49.017/2020, do governo estadual. 

Os profissionais que estão na linha de frente na cobertura externa da Pandemia do Coronavírus expõem-se ao risco de contaminação ao exercer suas atividades profissionais. E os demais profissionais que estão indo às ruas, ou até mesmo os que estao nas redações, também estão sujeitos a contaminação devido ao contato que existe no dia-a-dia entre todos esses profissionais.

O principal objetivo é priorizar a vacinação dos profissionais de jornais, revistas, sites de notícias, emissoras de rádio e TV e freelancers que participam diariamente de coberturas jornalísticas e estão sujeitos à contaminação, assim como os médicos, enfermeiros, bombeiros, policiais, entre outros. Pernambuco já passa dos 300 mil casos e 11 mil mortes em um ano de pandemia. Mais de 100 profissionais de mídia foram infectados e pelo menos dois morreram devido a complicações da COVID-19 em todo o estado nos últimos 12 meses. De acordo com entidades ligadas ao jornalismo, o mundo registrou mais de 600 profissionais de imprensa mortos pelo vírus, sendo que mais da metade dessas vítimas, vivia na América Latina. Um quadro que preocupa o Sinjope que solicitou ao governo do estado a vacinação para a categoria, principalmente para os jornalistas na linha de frente.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.