terça-feira, 1 de dezembro de 2020

SEMANA DO BEBÊ ESTÁ SENDO PROMOVIDA EM CARUARU




A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), realiza, até 4 de dezembro, a Semana do Bebê 2020 – Selo Unicef Edição 2017/2020. Entrega da chave simbólica ao(à) Bebê Prefeito(a), seminário e rodas de diálogo fazem parte da programação, que envolve também as pastas de Saúde, Política para Mulheres e Educação, bem como o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

A chave simbólica da cidade foi entregue pela prefeita Raquel Lyra, na manhã desta terça-feira (1°), a Luan Henrique, filho de Estefânia Xavier de Moura. Ele nasceu à 1h33 da segunda-feira (30) e é da Vila Canaã, zona rural da cidade. Para receber o título de Bebê Prefeito, a criança tem que ser a primeira a nasceu a partir da 0h do dia 30 de novembro, na Casa de Saúde Bom Jesus. A mãe tem que ser de Caruaru e ter feito, no mínimo, sete consultas de pré-natal.






A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do Unicef para assegurar a atenção adequada a crianças de até seis anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil, uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. “Essa é uma ação importante da Unicef que reforça o compromisso de cuidar das nossas crianças e de tornar Caruaru a capital da primeira infância”, frisou Raquel Lyra, Prefeita de Caruaru.

De acordo com Priscila Azevedo, articuladora do Selo Unicef em Caruaru, a cada edição, ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais. Ainda segundo Priscila, os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. "Por isso Caruaru tem dado prioridade, em suas ações, ao direito de cada criança a sobreviver e se desenvolver. Estamos finalizando mais uma edição do Selo Unicef, com a sensação de dever cumprido", finalizou.




PROGRAMAÇÃO

Entrega da Chave ao(à) Bebê Prefeito(a)
Data: 1° de dezembro
Horário: 8h
Local: Casa de Saúde Bom Jesus

Seminário - Intersetorialidade e Primeira Infância
Data: 2 de dezembro
Horário: 9h
Local: Transmitido através de plataforma virtual – Google Meet
Público: Profissionais das áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, Políticas para Mulheres, e outros

Roda de Diálogo - Fortalecendo os Vínculos Afetivos entre a Criança, a Família e a Escola
Data: 3 de dezembro
Horário: 19h30 às 21h
Local: Transmitido através de plataforma virtual – Google Meet
Público: Crianças, famílias e profissionais das CMEIs

Fotos: Jorge Farias

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.