Defensor nato do Sistema Único de Saúde em Caruaru (SUS), Raffiê Dellon (PSD) acredita em mudanças positivas na saúde através de iniciativas públicas e privadas que beneficiam e otimizem o tempo em filas de espera e exames. “Nós não podemos esperar cinco meses para realizar uma consulta e cinco meses para receber os resultados”, comenta.
Segundo a pesquisa realizada pela Agência Brasil, 88% dos entrevistados mencionam que o SUS precisa ser mantido no país como um sistema de acesso universal, integral e gratuito para a população. Mas 73% afirmam que o atendimento não é o mesmo para todos e 62% dizem que não há gestores eficientes.
O Corujão da Saúde, inicialmente, é um programa idealizado pelo atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas. Baseado na proposta, Raffiê planeja atender com o programa pacientes em hospitais públicos e privados como alternativa de minimizar a alta demanda nas filas e salas de exame. Além disso, servirá como um meio de agilizar o diagnóstico e o tratamento de pacientes.
“Os caruaruenses têm sofrido muito com as filas de exame e de espera nos hospitais. Além do precário atendimento. Nós precisamos de avanços que atendam a população de modo integral, e acredito que seja possível mudarmos a realidade do nosso município. Juntos podemos trazer o novo de verdade para a cidade avançar”, acredita.