sábado, 21 de novembro de 2020

MINICURSO SOBRE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA É PROMOVIDO EM CARUARU




A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), realizará, nos dia 24 e 26 deste mês, o minicurso "Por uma literatura afro-brasileira, entre vida e obra de autores (as) da população negra”. O evento, que faz parte da programação do Mês da Consciência Negra, acontecerá na Casa das Juventudes, das 9h às 12h, para adolescentes das casas de acolhimento do município.

De acordo com Joana Figueiredo, gerente de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, o minicurso tem como objetivo valorizar e trazer para a visibilidade as produções literárias de autores (as) negros (as) brasileiros (as). “É um compromisso histórico, já que é real o silenciamento da voz da população negra neste país, devido a triste herança da escravização", afirmou Joana.

As aulas serão ministradas por Fael Bezerra, educador social do Projeto Juventude Vitalina. “O intuito desse minicurso é proporcionar a compreensão do processo histórico e literário de autores(as) que contribuíram para a formação da literatura afro-brasileira, versando para, além da obra, a vida desses (as) escritores(as). Dialogaremos sobre as importantes obras escritas a partir do século XIX, como é o caso da escritora Maria Firmina dos Reis e Luiz Gama, pioneiros na literatura afro-brasileiro”, adiantou Fael.

A organização do evento é da Coordenação de Igualdade Racial da Gerência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, do Projeto Juventude Vitalina e do Conselho de Igualdade Racial (COPPIR).

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.