quarta-feira, 15 de abril de 2020

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE COMEÇA AMANHÃ (16) COM NOVO GRUPO PRIORITÁRIO


A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quinta-feira (16), em Caruaru, e traz como principal novidade a inclusão de caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários ao grupo prioritário, que ainda nesta etapa integra doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento.

As três categorias foram incluídas porque, prestando serviços essenciais, estão mais expostas ao coronavírus. Apesar de não ter eficácia contra o COVID-19, esta vacina auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação do novo coronavírus. Outra vantagem é reduzir a procura pelos serviços de saúde.

Este ano, o Ministério da Saúde antecipou o início da campanha de abril para março, para proteger os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A primeira fase começou no dia 23 de março e incluiu os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde.

A meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é vacinar pelo menos 90% de cada um desses grupos até 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinaçãoserá em 9 de maio.

As 74 equipes de saúde da família, nas zonas urbana e rural de Caruaru, funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e de 13h às 16h30. Para se vacinar é preciso apresentar registro ou comprovação profissional; no caso dos doentes crônicos, laudo médico; e no caso de caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos e portuários, precisa apresentar comprovante profissional, documento com foto que comprove a atuação (crachá, contracheque, etc). É importante destacar que taxistas, UBER e mototaxistas não se enquadram nesta categoria.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.