Dando continuidade às medidas de prevenção contra o Coronavírus (Covid-19), Agrestina, município do interior pernambucano, realizou a sanitização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) na manhã desta terça-feira, dia 31. O trabalho, realizado através de ação conjunta entre as Secretarias de Saúde, Infraestrutura e Urbanismo e Agricultura e Abastecimento, visa diminuir a quantidade de microorganismos nesses locais a um nível considerado seguro para a saúde.
Mesmo sem haver confirmação do vírus na cidade, Agrestina vem se empenhando em higienizar os locais de maior circulação de pessoas duas vezes por semana. Esta é mais uma medida de prevenção adotada pelo município para minimizar ao máximo o impacto da pandemia no local.
A sanitização de espaços públicos é essencial nesse momento emergencial, visto que o coronavírus é um microorganismo que consegue se manter vivo e ativo por horas e até dias dependendo da superfície em que permaneça.
Uma mistura de água e cloro, capaz de promover a desinfecção de ambientes contra vírus e outros agentes causadores de doenças, foi utilizada na esterilização das instituições de saúde. Nesses locais o cuidado deve ser redobrado, tendo em vista que é uma grande porta de entrada para pessoas que, em busca de assistência médica, podem estar com quadro clínico de suspeita para o vírus.
Além disso, é uma forma de proteger os profissionais que estão atuando na “linha de frente” da pandemia, e precisam ter suas vidas preservadas para poder cuidar da população. Com isso, a sanitização será realizada no município até que o risco iminente de contaminação seja também reduzido.
Fotos: Jônata Daniel - Decom/PMA