terça-feira, 3 de março de 2020

VACINA CONTRA FEBRE AMARELA PASSA A FAZER PARTE DO CALENDÁRIO DE ROTINA




A vacina contra febre amarela passa a fazer parte do calendário de vacinação de rotina de todos os brasileiros partir desta segunda-feira (2). O público alvo é a população de nove meses a 59 anos de idade. 

Em Caruaru, de hoje até o dia 15 de março, a vacina estará disponível, diariamente, nos Centros de Saúde Ana Rodrigues, Boa Vista e Cedro, no horário de 7h30 às 16h30. A partir do dia 15, todas as 74 equipes de saúde da família, estarão realizando a vacinação em suas unidades da zona urbana e rural do município, sempre às terças e quintas-feiras, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h.

“Vamos ter a vacina contra febre amarela em nossa rotina, não sendo necessário uma corrida para todos tomarem de uma vez. A imunização é importante e as pessoas devem comparecer as nossas unidades básicas de saúde munidos do cartão de vacina e do cartão SUS”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Sarah Rafael.

Antes, só recebiam a vacina pessoas que fossem viajar para áreas com recomendação de imunização nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste. Com o avanço de registros de casos de febre amarela no País, o Ministério da Saúde recomenda que, a partir de agora, a primeira dose do imunizante seja aplicada em crianças de nove meses, com reforço aos quatro anos de idade. 

A vacina é contraindicada para pessoas com alergia grave a ovo, que tenham doenças autoimunes ou em tratamento com quimioterapia/radioterapia. Além disso, alguns grupos, como idosos, gestantes, mulheres amamentando crianças com até seis meses e pessoas em determinados tratamentos de saúde, por exemplo, devem buscar orientação médica antes de se vacinar para avaliar a real necessidade da imunização.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.