segunda-feira, 16 de março de 2020

PREFEITURA DE CARUARU ADOTA MEDIDAS PARA COMBATE AO CORONAVÍRUS




A Prefeitura de Caruaru publicou decreto na noite do último domingo (15), elencando uma série de medidas que devem ser adotadas para o combate ao novo coronavírus. As definições foram resultados de uma reunião extraordinária, realizada no Palácio Jaime Nejaim, com representantes de todas as secretarias, em um trabalho conjunto de análise de vários cenários onde o vírus tem se instalado. Em Caruaru, nenhum caso foi confirmado até o momento.

O material foi elaborado pelo Comitê de Crise Municipal e todos os detalhes podem ser conferidos no Diário Oficial, a partir do Decreto Municipal nº 024/2020 e a da Portaria nº 157/2020. O documento norteia todas as estratégias iniciais do combate ao novo coronavírus. 

No encontro também foi nomeado o Grupo Integrado de Atendimento de Emergências Relacionadas a Desastres Naturais e Correlatos.


De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Francisco Santos, as medidas de restrição de circulação de pessoas se constituem na forma mais eficaz de se evitar uma epidemia na nossa cidade. “A decisão foi tomada baseada em evidências científicas que demonstram que a redução da circulação de pessoas é a melhor saída para evitar a proliferação do novo coronavírus. Além disso, tivemos o apoio de pesquisadores brasileiros que estão na Europa, estudando sobre o tema, para poder tomar essa decisão, explicou.

Desta forma, dentre as ações definidas, serão proibidos eventos de qualquer natureza com público superior a 100 pessoas. Também serão adiadas as férias de servidores de áreas essenciais ao enfrentamento da pandemia, assim como serão suspensas as aulas regulares da rede pública e particular, inclusive universitária, no município, a partir de terça-feira (17). 


Todas as ações e os serviços públicos de saúde estarão voltados à contenção do Covid-19 e serão articuladas com a Secretaria de Saúde do Estado, contando com o total apoio do município. “Uma série de providências estão sendo adotadas para garantir a segurança da nossa cidade. Todos os dias nós iremos nos reunir para acompanhar tudo o que aconteceu durante o dia e assim fazer os enfrentamentos necessários. Vamos continuar firmes nesse trabalho para garantir a saúde da nossa população”, afirmou a Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

Todos os detalhes podem ser conferidos no Decreto publicado no Diário Oficial do último domingo (15). Já a eficiência das medidas inicialmente adotadas serão revisadas diariamente pelo Grupo, podendo ser adotadas outras estratégias, conforme avaliação do núcleo gestor.


Fotos: Janaína Pepeu

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.