segunda-feira, 2 de março de 2020

OAB DEBATE SITUAÇÃO DE REFUGIADOS DA VENEZUELA EM CARUARU


Na última sexta-feira (28) o presidente da OAB Caruaru, Fernando Júnior, e a vice-presidente, Lucia Cardozo, se reuniram com diversos representantes, na sede da instituição, para debater sobre a situação dos imigrantes venezuelanos que têm ocupado as principais ruas do centro de Caruaru em situação de mendicância, desde o final de 2019.

Na reunião, que também contou com a presença de conselheiros e representantes das comissões de Direito Humanos e Direito Institucional da subseccional, foram discutidas a atual situação dos imigrantes e as intervenções já realizadas pelos órgãos responsáveis. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru enviou ofício à OAB detalhando os procedimentos que já foram executados, através da equipe de abordagem social, e detalhou em que patamar a situação se encontra. O documento norteou a reunião e agregou conhecimento aos presentes sobre a situação dos refugiados, que também ocupam outras cidades da região, a exemplo de Gravatá, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.

A secretaria também informou por meio do documento que “trata-se de venezuelanos indígenas da etnia Warao, que em sua grande maioria participou do programa de interiorização de imigrantes do Governo Federal, do qual um grupo de 317 venezuelanos chegaram ao Recife e foram distribuídos entre as cidades de Igarassu, Recife e Carpina.”

Representantes do Serviço Pastoral dos Migrantes em nível Nordeste e Nacional também estiveram presentes e contribuíram com o conhecimento acerca do tema e os principais desafios enfrentados com a abordagem e acolhida dos refugiados.

Fotos: Divulgação


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.