quinta-feira, 5 de março de 2020

DIA INTERNACIONAL DA MULHER É CELEBRADO EM CARUARU





Para muito além de rosas, chocolates, maquiagem ou outros presentes em homenagem ao Dia Internacional Mulher, a data reforça a discussão sobre a garantia dos direitos das mesmas. Pensando nisso, a Prefeitura de Caruaru preparou uma programação extensa em alusão ao dia, celebrado no próximo domingo (8).

Durante todo o mês de março, várias atividades gratuitas serão oferecidas para as mulheres caruaruenses, que vão desde palestras e oficinas, até um seminário sobre saúde da mulher. O destaque é para o evento deste domingo, o “Estação Mulher”, que integra serviços de cidadania, saúde e beleza, além de atrações culturais na Estação Ferroviária.

As atividades no Dia Internacional da Mulher começam às 16h, com o “Caruaru em Movimento” – que estimula a prática de exercícios físicos. Haverá ainda apresentações de: Capoeira de Mulheres; do grupo de Hare Krishna; do grupo de dança Pérola Negra e do grupo de teatro Mulheres em Cena.

O evento será apresentado pela declamadora Mariana Teles, que contará com a participação da também declamadora Vassula Hermelinda, que é caruaruense. A dupla de violeiras Fabiane e Rafaela também estará presente na ocasião. As integrantes da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC) declamarão cordéis com temáticas que tratam das lutas que as mulheres enfrentam diariamente, que foram produzidos no projeto “Minha Vida em Cordel”.

A Banda de Pífanos da Terceira Idade faz parte da programação musical, em seguida a cantora e compositora Renilda Cardoso faz um show ao lado de convidadas caruaruenses: Adelma Costa; Edilene Lira; Eleonora Moreno; As Camoranas; Joana Angélica; Kaka Kantarele; Thais Dias e Verônica Sanfoneira.

As ações de cidadania, saúde e cidadania acontecerão paralelamente. As mulheres participantes contarão com orientação jurídica; orientação psicossocial e atendimento odontológico; todas voltadas para a garantia dos direitos das mulheres. Além disso, será realizada a Feira da Mulher Empreendedora. Também estarão expostos produtos gastronômicos, de moda, cordéis e xilogravuras.

Exposição “Minha Vida em Cordel”
Domingo é o último dia da exposição "Minha Vida em Cordel" na galeria de artes do Caruaru Shopping. A mostra conta com obras de cordéis e xilogravura produzidas por mulheres cordelistas e artesãs do barro, e faz parte do projeto desenvolvido pela Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). O “Minha Vida em Cordel” busca incentivar a valorização da cultura nordestina através da prática de poesia de cordel e xilogravura para as mulheres caruaruenses, colocando a cultura do cordel à disposição da população, como também ensinado a arte da escrita de poesias.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.