terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

ESTRUTURA INTEGRADA DE SEGURANÇA É MONTADA PARA SEMANA PRÉ CARNAVALESCA DE CARUARU




Para o Carnaval Caruaru Cultural 2020 acontecer, além de grandes atrações e a alegria contagiante do público, uma série de ações são feitas para garantir a segurança e conforto do folião. A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Ordem Pública e Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes - Destra, contará com o apoio da Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, a partir da sexta-feira (14) até o domingo (16). Ao todo, uma equipe de mais de 500 pessoas estará atenta à segurança da população.

Na festa Abre Alas, que dá as boas-vindas à folia da semana pré-carnavalesca da cidade na sexta-feira (14), o evento contará com perímetro semi-isolado, com revistas e vistorias no acesso à área reservada para os shows, no polo Estação da Folia. No local, será montado um ponto de apoio integrado, com a presença de todos os órgãos envolvidos. Além dos já citados, também estarão presentes representantes da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru e das Secretarias de Defesa Social e Direitos Humanos (SDSDH), da Saúde (SMS), Ordem Pública (SECOP), Serviços Públicos (SESP), de Políticas para Mulheres (SPM), Obras, a Autarquia de Urbanização e meio Ambiente (URB), Conselho Tutelar e o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (PROCON).

Todo o espaço da festa será monitorado por 20 câmeras. De acordo com a Secretária de Ordem Pública, Karla Vieira, também será reforçada a iluminação em locais de maior vulnerabilidade e orientadores. “Vamos ter várias equipes nas ruas desempenhando ações que se complementam e ajudam na segurança, antes e durante a festa. O recolhimento de entulhos e metralhas no entorno, por exemplo, já começou a ser feito. No dia, não será permitido o acesso com garrafas de vidro e faremos a troca por recipientes de plástico,também trabalharemos na identificação das crianças com pulseiras e abordagens com a campanha “Não É Não”, da Secretaria da Mulher”, explica Karla, que também afirma que esse ano a área monitorada será três vezes maior que a do ano passado.


Para garantir a fluidez do trânsito, a DESTRA contará com a sua unidade móvel da Guarda Civil no local, que também servirá de base integrada das forças policiais, além das Guardas Municipais, Agentes de Trânsito, Bombeiros Civil, Defesa Civil e vigilância particular. No entorno dos polos, equipes estarão orientando e organizando o trânsito, cuidando das interdições e desvios de percursos do sistema de transporte público.

A limpeza dos espaços será garantida pela a Secretaria de Serviços Públicos, que ficará responsável pela instalação de banheiros químicos em todo o percurso da festa. Uma equipe de profissionais também irá se revezar para manter todo o espaço e entorno limpos durante e após o evento. Já a Secretaria de Saúde estará no local, no dia 14, disponibilizando ponto de atendimento com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem na estação ferroviária, além de equipe e uma ambulância do SAMU. Outro ponto importante que merece destaque é o ordenamento dos ambulantes durante a festa, que serão distribuídos em pontos pré-definidos e todos devidamente cadastrados. 

MOBILIDADE - A partir das 5h, no próximo sábado (15), algumas paradas de ônibus localizadas no Centro de Caruaru serão desativadas, por conta da estruturas montada para a festa. Até às 21h, a DESTRA vai realizar o fechamento das vias que integram os polos de folia: Rua Frei Caneca, Rua Tiradentes, Rua Expedicionários, Rua Silva Filho, Rua Mestre Pedro, Rua Do Norte, Rua Cel. Limeira (parcialmente), Rua João Condé, Rua Cel. Francisco Dos Santos, Av. Major Manoel De Freitas, Av. Rio Branco e Praça Leocádio Porto.

Fotos: Adriano Luiz 

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.