quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

CURTA PRODUZIDO POR ESTUDANTES DE CARUARU ESTREIA NA EUROPA




 
O estudante Ericks Moraes, matriculado no 9° Ano da Escola Municipal Alfredo Pinto Vieira de Melo, orientado pelo professor Paulo Conceição, dirigiu o curta-metragem "Sempre Estive Aqui", que retrata a história de raiz do Nordeste brasileiro. Os contos, gravados por celulares, saíram da pacata vila de Itaúna, no segundo distrito de Caruaru, e ganharam o mundo. O filme está participando dos festivais The Lift-Off Sessions e do First-Time Filmmaker Sessions, na Inglaterra.
 
O garoto, de apenas 14 anos, disse que não esperava que o curta tivesse tanto sucesso. “Foi nossa primeira vez, então eu não sabia da proporção que tomaria. Estou muito feliz e espero que o filme chegue a mais festivais e que o nosso trabalho possa ser a cada dia mais reconhecido”, comemorou.



 
O professor Paulo Conceição garantiu que foi necessário estimular a nova geração a se expressar por meio da cultura do cinema, teatro e da música. “Trabalhei com eles a linguagem audiovisual e vi o interesse nos olhos deles. A partir daí, o aluno Ericks Moraes escreveu o roteiro e começamos as gravações. Todo o material foi totalmente produzido por estudantes da rede municipal de ensino, no ano passado", recordou.
           
O aluno e também ator, Wesley Artur, contou o que foi feito para que o curta saísse do papel. “Começamos com oficinas de roteiro junto com o professor Paulo e depois pensamos na produção como um todo. Estou muito feliz por fazer parte desse projeto e também por atuar e poder mostrar meu primeiro papel”, agradeceu.
 
O filme está inscrito em diferentes festivais nacionais e internacionais e já foi exibido ao lado de produções dos Estados Unidos, França, Alemanha, entre outros. No momento, o curta-metragem "Sempre Estive Aqui" está sendo apreciado pelos ingleses.


Fotos: Divulgação

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.