terça-feira, 7 de janeiro de 2020

CARUARU CIDADE LIMPA TEVE BONS RESULTADOS EM 2019




Desde 2017 a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Serviços Públicos, implantou o sistema de Coleta Seletiva. Hoje, o serviço atende mais de 60 condomínios cadastrados, o que representa 12 toneladas de resíduos recicláveis recolhidos mensalmente e encaminhados para as associações de catadores do município.

Outros serviços são oferecidos pela Secretaria de Serviços Públicos para o reaproveitamento de resíduos orgânicos, como a coleta de alimentos nas feiras de bairros. O material recolhido segue para a compostagem onde é transformado em adubo para as praças e parques da cidade. 






Para 2020 está prevista a entrega de um galpão de triagem, que irá ampliar os serviços de armazenamento e distribuição de materiais recicláveis e colaborar com uma política ambiental, diminuindo os desperdícios e reaproveitando o material reciclável.

O processo começa com o recolhimento dos recicláveis de forma gratuita por um caminhão apropriado. O serviço pode ser agendado pelo número 3701-1455. Além disso, 60 Ecopontos são encontrados em vários pontos da cidade. Neste locais, a população pode fazer a entrega voluntária de material. Outra serviço oferecido, mas nesse caso para volumes maiores, como móveis e eletrodomésticos sem uso, é o Cata-Treco. 
O serviço funciona também por agendamento, pelo número da Coleta Seletiva.  




Mas o trabalho não para por aí. A população também vai receber um espaço para fazer o descarte de pequenos entulhos de construção civil, evitando assim que sejam depositados de forma irregular em vias públicas, rios e canais da cidade.

Esses resíduo desde o ano passado vem sendo reaproveitados com parceria da iniciativa privada, a primeira usina de reciclagem de resíduos da construção civil em Caruaru. 
Atualmente são destinadas 2 mil toneladas por mês de entulhos das obras públicas da cidade. 

Todo material é britado e destinado para ser reutilizado em outras obras.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.