segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

SECRETARIA DE SAÚDE DE CARUARU FAZ BALANÇO DAS ATIVIDADES EM 2019



A Secretaria de Saúde de Caruaru chega ao fim de 2019 com diversas atividades e inovações que beneficiaram a população do município: inaugurações, requalificações, informatização e melhorias nos serviços públicos de saúde foram o guia para aprimorar a qualidade de vida dos caruaruenses. A chegada do secretário Francisco Santos, e sua equipe, deu mais celeridade as atividades coordenadas por uma das maiores pastas da gestão da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

A Maratona da Saúde foi um dos destaques de 2019 com diversas atividades realizadas, entre elas: aquisição de novos equipamentos para Casa de Saúde Bom Jesus (Maca ginecológica, Carro de Anestesia, Focos cirúrgicos); aquisição de novos aparelhos de ultrassonografia para o Centro de Imagem Municipal e implantação de ultrassonografia na Urgência Obstétrica da CSBJ; aquisição de 11 novas ambulâncias para atender aos usuários do SUS; entrega da Unidade Móvel Odontológica - Odontomóvel; entrega do primeiro Consultório Farmacêutico Público de Caruaru; entrega das novas USF’s: Barra de Taquara, Severino Afonso, Cachoeira Seca, José Carlos de Oliveira I, Sítio Marimbondo (Lagoa de Pedra), Taquara de São Pedro, Olho D’água da Cana, Saguim, Campo Novo de Cima e Juá; implantação de Equipes de Saúde Bucal nas ESF: Santa Rosa IV, Maria Auxiliadora I e II, Barra de Taquara e Cachoeira Seca; entrega dos AME’s: Saúde da Mulher, AME Indianópolis, AME Saúde do Idoso e AME Infantojuvenil; requalificação do Hospital Manoel Afonso; aperfeiçoamento do serviço do 0800 para receber ligações de aparelho móvel; implantação de Prontuário Eletrônico compartilhado ente 60% das Equipes de Saúde da Família; entrega de 2.093 óculos aos estudantes da Rede Municipal dentro do programa Aprender com Saúde; entre outros.




“Nós sonhamos com um SUS que seja aberto ao diálogo com todos, que seja inovador nas práticas, mas que sobretudo seja preocupado em proporcionar atendimento humanizado e digno. E, acredito, que estamos no caminho certo, trabalhando para chegar na saúde que desejamos, pois ao longo de 2019 vimos que é possível, graças ao empenho de uma equipe comprometida e que não mede esforços para proporcionar um serviço de qualidade”, disse o secretário de Saúde, Francisco Santos.

Outro destaque da Saúde foi a realização de mutirões para acelerar a fila de espera, agilizar o fechamento de diagnósticos e buscar uma resolutividade para as intercorrências de saúde da população.  Com a ação houve um aumento de mais de 700 ultrassonografias ofertadas por mês e mais de 200 procedimentos na oferta mensal de Cirurgias Eletivas. Além disso, houve a contratação de serviço complementar para realização de Exames de Tomografia e Ressonância Magnética, que vai ampliar a capacidade de oferta para 450 exames/mês, proporcionando um incremento de 116% em relação à média de exames já ofertados pelo município nos últimos meses.




"Pela primeira vez a Secretaria de Saúde de Caruaru irá realizar o mutirão de tomografia e ressonância, justamente aqueles exames em que a população mais sofre para conseguir por serem mais caros e de acesso restrito, e que não são da responsabilidade da esfera municipal. Mas graças a um aporte financeiro extra da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, foi possível a realização destes exames”, comentou o secretário.

Em números, a Secretaria de Saúde de Caruaru apresentou um balaço positivo para os atendimentos na rede municipal com: 197.127 consultas especializadas para a população; 514.033 atendimentos na Atenção Básica; 271.153 atendimentos médico em Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e 830.604 visitas domiciliares e territorial de Agentes Comunitários de Saúde. Somando todos os dados são quase dois milhões de atendimentos realizados em 2019 na cidade.




*Vigilância em Saúde* – Dentro do Programa de Controle as Arboviroses​649.577 imóveis visitados pelo Agentes de Combate as Endemias para o controle do mosquito Aedes aegypti; 7.025 imóveis receberam peixes larvófagos nos reservatórios d’água; 20.182 peixes larvófagos distribuídos para população; 13 mutirões de controle vetorial realizados sendo: 04 na Zona Urbana e 09 na Zona Rural; 1.935 gestantes acompanhadas pelo Programa Gestante Segura com 8.567 visitas realizadas para o controle do vetor Aedes aegypti e 100% das escolas assistidas pelo Programa Aprender com Saúde trabalhadas com a temática do controle vetorial do Aedes aegypti. Já o Programa de Controle a Raiva Animal teve 40.020 animais vacinados contra a raiva animal, sendo: 26.019 cães e 14.001 gatos.

*Expectativas para 2020* – A Secretaria de Saúde de Caruaru espera continuar avançando nas ofertas de serviços e entregas para a população. Já estão programadas para o ano que se inicia: aquisição de 04 novas ambulâncias para atender os distritos rurais; reequipamento de 10 novas salas odontológicas; aquisição de equipamento para triagem neonatal na Casa de Saúde Bom Jesus (2 BERA triagem e 2 Emissões Otoacústicas triagem); aquisição de mais um “Odontomóvel”; continuidade da obra da Maternidade; implantação do AME Diagnóstico; implantação do AME Reabilitação; novo laboratório Municipal; construção da Academia da Saúde Vila Kennedy; construção da USF Xique xique; ampliação da USF Vila Kennedy II; reforma da USF São João da Escócia II; entrega da Nova USF Cidade Jardim; descentralização da reabilitação da fisioterapia e aquisição de Castramóvel para controle endêmico.




“Em 2020 queremos melhorar ainda mais a comunicação com a população via ferramentas, como o  Vinconsus. Também queremos ampliar o diálogo com profissionais da nossa rede de saúde e com a imprensa. Mas o nosso maior desafio continuará sendo melhorar a qualidade dos serviços oferecidos para a população”, finalizou o secretário de Saúde, Francisco Santos.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.