sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

PREFEITURA DIVULGA LISTA DOS CINCO PATRIMÔNIOS VIVOS DE CARUARU




Caruaru, terra de grande riqueza cultural em diversas áreas, agora reconhece os primeiros cinco Patrimônios Vivos do município: Mestre Luiz Antônio (eleito por votação popular e divulgado na semana passada); Azulão; João do Pife, Mestre Sebá e Boi Tira-Teima. Estes últimos foram escolhidos por uma Comissão Especial de Análise constituída por cinco membros de Caruaru, sendo dois representantes da Fundação de Cultura e Turismo; dois do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC); e um da Câmara Legislativa Municipal de Caruaru.  

As defesas presenciais dos 31 candidatos na segunda fase aconteceram entre os dias 17 e 19 de dezembro. Os escolhidos receberão apoio financeiro e também de preservação, por incentivo da Prefeitura de Caruaru, para os processos de criação e divulgação de técnicas; modos de fazer e saberes das culturas tradicionais ou populares; mediante atividades, ações e projetos.

As bolsas de incentivo são vitalícias e serão pagas mensalmente, sendo R$ 2 mil para o grupo (Boi Tira-Teima) e R$ 1 mil para os demais. Confira um breve perfil dos Patrimônios Vivos de Caruaru:

Azulão - Cantor e compositor, Francisco Bezerra de Lima, o Azulão nasceu a 25 de junho de 1942, em Brejo de Taquara, distrito de Caruaru. Ainda criança, foi, com a família, morar no centro da sua cidade. Começou a cantar nos programas de calouros da extinta Rádio Difusora de Caruaru. Teve como influência em sua carreira de compositor os ídolos Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Depois o Maestro Camarão que criou a primeira banda de forró do Brasil Banda do Camarão, chama Azulão pra fazer parte do conjunto. Na sua voz, foram eternizadas músicas como: Dona Tereza, Mané Gostoso, Caçote, Caruaru do passado, entre tantas outras.

João do Pife – Nascido em Riacho das Almas em 20 de junho de 1943, o Mestre João do Pife iniciou a carreira de músico aos seis anos de idade. Muitas das músicas tocadas até hoje na Banda de Pífanos Dois Irmãos foram aprendidas com o pai. O Mestre João do Pife também fabrica os instrumentos percussivos e dos pífanos, além de compor e dar aulas. Compositor de mais de 50 músicas, entre baião, xote, ciranda e outras músicas da cultura popular do nordeste; João já viajou com a Banda Dois Irmãos para países como França, Estados Unidos, Portugual, Inglatarra, entre outros. 

Mestre Luiz Antônio - Já modelava o barro desde os dez anos. O trabalho do artesão, no início, retratava temas do cotidiano do Nordeste. Ao passar do tempo, este universo foi ampliado com a produção de esculturas de profissões. Ele também esculpe automóveis e motocicletas. O artesão já representou o Brasil no Japão fazendo 300 peças durante um evento que reunia comitivas de 36 países.

Mestre Sebá - Sebastião Alves Cordeiro Filho nasceu no município de Sertânia, no dia 20 de janeiro de 1957. Na vida exerceu muitas ocupações, como assistente de obra, padeiro, fabricante de vinagre. Já em Caruaru, entrou em contato pela primeira vez com o teatro ao ser chamado para atuar na peça Solte o Boi na Rua, de Vital Santos, com o Grupo de Teatro Ivan Brandão. Ícone e grande mestre da cultura popular de Caruaru, principalmente no teatro de Mamulengo, mestre Sebá tem de mais de 40 anos dedicados à cultura, com premiações por sua atuação no teatro, cinema e televisão. É fundador do Teatro de Mamulengos Mamusebá, da Companhia Pernas pra Circulá e do Teatro Garagem Mamusebá.  Sebá recebeu o título de cidadão caruaruense por reconhecimento ao seu trabalho na cultura popular. 

Boi Tira-Teima - A Associação Arte & Cultura Mestre Gercino Bernardo da Silva - Centro Cultural Boi Tira Teima - foi fundada em outubro de 2011 e é uma organização de caráter educacional, cultural, de assistência social, filantrópico e sem fins lucrativos. Tem como um dos objetivos promover ações em prol da Cultura Folclórica “Bumba Meu Boi”, eventos culturais, entre outros; fomentando a arte e a cultura folclórica.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.