quinta-feira, 21 de novembro de 2019

CARUARU REALIZA 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), iniciou ontem a campanha global dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Em Caruaru, a programação segue até o dia 12 de dezembro com palestras, oficinas, rodas de diálogo e apresentações culturais em diversos locais do município. Nesta quinta-feira (21) um dos destaques é a aula de defesa pessoal para mulheres que será realizada no CRAS Centenário às 15h30. Para participar, basta se dirigir ao local, o acesso é gratuito. Outra ação inusitada é uma formação sobre enfrentamento à violência contra as mulheres em bares e restaurantes que será realizada no Bar Metal Beer, às 16h30. As mobilizações têm o objetivo de conscientizar e compartilhar conhecimentos sobre a prevenção da violência contra as mulheres. A primeira atividade foi realizada no Residencial Alto do Moura com uma formação sociopolítica para as mulheres da comunidade.




 Em quase todo o mundo a campanha inicia no dia 25 de novembro, que é o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até dez de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A ação também passa pelo seis de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. No ano de 2003 o Brasil aderiu à campanha, porém ela inicia no dia 20 de novembro em alusão ao Dia da Consciência Negra, destacando os quesitos de raça e gênero por conta das mulheres negras no Brasil serem as maiores vítimas de violência machista e racista.




 Nos 16 dias, a SPM irá proporcionar diversos eventos com o intuito de combater a violência contra a mulher como a roda de diálogo "Mulheres Negras e o desafio de superar a Violência" e também a primeira formação sobre enfrentamento à violência contra as mulheres junto a bares e restaurantes. No bar Metal Beer, por exemplo, serão oferecidas aulas de defesa pessoal. Outro destaque da programação é a oficina de teatro que será oferecida pelo ator Bruno Goya, o caruaruense que participou da supersérie “Onde Nascem os fortes”, exibida pela Rede Globo.


Fotos: Divulgação

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.