quarta-feira, 6 de novembro de 2019

CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CERATOCONE SERÁ REALIZADA EM CARUARU




    9 de novembro foi o dia escolhido pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) para realizar a campanha nacional de prevenção ao ceratocone. Diversas cidades do país participarão do evento, que servirá para mapear quais locais há mais índice da doença. Em Caruaru, quem representará a SBO será o Instituto de Olhos de Caruaru (IOC).

   Das 9h às 12h, no centro de compras localizado em frente à Feira de Artesanato de Caruaru, serão realizados gratuitamente exames de topografia, que é indicado para mapear a curvatura da córnea, podendo indicar se a pessoa possui ceratocone. Para dar ainda mais segurança ao diagnóstico, os casos identificados serão encaminhados para um novo exame, o pentacam, na sede do IOC, sem nenhum custo. O exame é rápido e indolor.

Para o oftalmologista João Caldas, ações como esta servem para que a população possa ficar atenta aos primeiros sintomas. “O ceratocone é um problema que pode levar à cegueira. Hoje em dia, com as avançadas técnicas que trabalhamos, como o crosslinking, podemos controlar e até mesmo evitar que o paciente precise de um transplante de córnea ou fique cego. Daí a importância de termos um diagnóstico precoce”, explicou.
Para participar da ação, é apenas necessário doar um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição de caridade. O atendimento será por ordem de chegada, até acabarem as senhas disponíveis, e qualquer pessoa pode participar.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.