quarta-feira, 9 de outubro de 2019

PROCON CARUARU DÁ DICAS PARA COMPRAS DO DIA DAS CRIANÇAS




Na semana das compras dos presentes em comemoração ao Dia das Crianças, o PROCON Caruaru orienta que os responsáveis devem comprar os presentes em lojas do comércio formal, pensando tanto na segurança de seus filhos quanto na garantia, em caso de defeito. A certificação do Inmetro é a garantia de que o produto passou por testes de segurança e resistência, cumprindo os requisitos e certificações de regulamentação técnica.

Produtos do mercado informal ou falsificados podem representar riscos à saúde e à segurança da criança, pois não há qualquer garantia sobre sua procedência e parâmetros técnicos.

"Ao escolher um brinquedo, é importante observar, além da procedência, a indicação de faixa etária, pois o produto pode conter peças soltas ou móveis que são facilmente engolidas por crianças abaixo da idade recomendada", afirmou o gerente geral do PROCON, Nyverson Moura.

O PROCON orienta, ainda, que o consumidor, sempre que possível, deverá desembrulhar e testar o produto na loja, para verificar que o mesmo está intacto. Estando no prazo de garantia, caso o produto apresente vício de fabricação, se o fornecedor não solucionar o problema no prazo de 30 dias, cabe ao consumidor escolher receber o dinheiro, um produto novo, ou desconto na compra de um novo produto.

No caso de compra de vestuário, é importante se informar sobre a possibilidade de troca em razão do tamanho, cor ou modelo, mas essa possibilidade deve constar como informação explícita na nota fiscal, em placas informativas ou na etiqueta da peça.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.