terça-feira, 22 de outubro de 2019

COMEÇA OBRA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO BAIRRO RENDEIRAS EM CARUARU




A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) deu início, nesta terça (22), à obra para implantação do esgotamento sanitário no bairro das Rendeiras, em Caruaru. No mês de novembro, a Companhia também iniciará a realização dos serviços no Alto do Moura. O investimento para realização dos serviços é de R$ 12 milhões, recurso financiado pelo Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Nas Rendeiras, os serviços começaram nas ruas Sete e Projetada 24. Nos próximos dias serão iniciados os trabalhos nas ruas Mariano, Fernando Bernardino de Lucena, Vinte e Quatro de Maio, Pedro José da Silva, 31 de dezembro, Manoel Rabelo, 4ª. Travessa do Cedro, dentre outras. As equipes de mobilização social estão em campo orientando os moradores sobre a execução da obra. “Queremos gerar o mínimo de transtorno à população, principalmente para quem possui veículos em garagens ou pessoas com algum tipo de deficiência que necessitem de um acesso diferenciado”, explicou o Coordenador de Programas Especiais da Compesa, Ygor Ferreira.

Ao todo, serão implantados, nas Rendeiras, 15 quilômetros de tubulações coletoras de esgotos e mais de 900 ligações intradomiciliares. Já no Alto do Moura, serão implantados 34 quilômetros de tubulações e mais de 1.540 ligações intradomicilares, além de duas estações de bombeamento e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A obra é mais uma importante ação do Governo do Estado e da Compesa realizada em Caruaru, com o objetivo de levar mais qualidade de vida para a população e de preservar o meio ambiente, por meio do programa de revitalização do Rio Ipojuca. 




Entre as ações que já foram executadas em Caruaru estão a requalificação de quatro Estações Elevatórias de Esgotos (Rendeiras II e III, José Liberato I e Boa Ventura) e implantação de nova rede coletora de esgoto da estação elevatória do Boaventura, segunda mais importante do Sistema de Esgotamento Sanitário de Caruaru. A ação foi concluída em novembro de 2018, após um investimento de R$ 3,5 milhões.

Outras seis Estações Elevatórias de Esgotos (Caruá, Nova Caruaru II, Mandacaru, Barão de Itamaracá, José Liberato II e José Liberato III) estão sendo contempladas com este mesmo trabalho de requalificação atualmente em andamento. Nesta ação, estão previstas a substituição de conjuntos motobombas, de componentes hidráulicos e elétricos, instalação de geradores de energia, reforma das estruturas civis, restauração urbanística e iluminação externa.



QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.