quarta-feira, 2 de outubro de 2019

CAMPANHA UNIDOS PELA PRIMEIRA INFÂNCIA É LANÇADA EM CARUARU


No evento foram apresentadas as ações da iniciativa que visam a garantia de investimento para o público infantil




Foi no auditório lotado do Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra (Senac Caruaru), onde mais de 600 pessoas se reuniram na manhã desta quarta-feira (02) para prestigiar o lançamento da campanha “Unidos pela Primeira Infância". O evento promovido pela Prefeitura de Caruaru, por meio do Grupo Técnico Intersetorial para Primeira Infância, composto pelas Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Saúde, Educação, Políticas para Mulheres, Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural e Fundação de Cultura e Turismo, junto com a United Way Brasil, foi a apresentação das ações previstas pela campanha que incluem materiais de comunicação, oficinas, entre outros. 



 A abertura foi com uma apresentação cênica do mestre mamulengueiro Sebastião Alves, o “Sebá”, que deu as boas vindas com o boneco de ventríloquo Benedito e a boneca de dança Mariá. Em seguida, entrou em cena uma apresentação de dança composta por fragmentos dos espetáculos Bandeira de São João e Baile do Menino Deus, apresentada pelas crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da SDSDH, com coreografias dos oficineiros do Balé Municipal e direção artística de Rodrigo Martins. No encerramento do evento o público pôde aproveitar o show ao vivo do multiartista pernambucano Antônio Nóbrega, que apresentou ritmos populares como caboclinho, maracatu e ciranda, e encantou o público com uma versão popular da música erudita “Trenzinho Caipira”, de Heitor Villa Lobos, entre outras que fizeram parte do repertório.






No encontro foram divulgadas as ações e programas que o município promove para crianças de zero a seis anos de idade, a exemplo do Seminário para Primeira Infância, realizado em maio de 2019, que contou com a participação de mais de 59 municípios. Foi também o momento de divulgar a atuação de Caruaru no Programa Federal Criança Feliz, que atende atualmente no município mais de 2000 crianças, puérperas e gestantes, em mais de 1000 domicílios, como Joice Caroline Florêncio, mãe de recém-nascido acompanhado pela iniciativa. “Eu gostei deles terem acompanhado meu filho e acho importante para cada mãe essa iniciativa de virem na nossa casa para saber de perto como está a criança, seu desenvolvimento”, declarou Joice.






“É mais que uma campanha, é um movimento para permitir que as crianças de Caruaru de zero a seis anos tenham garantidos os seus direitos. E não é só no discurso não, é na prática. É no cuidado da criança, desde sua concepção, na hora do nascer, nas creches que precisam ser cuidadas, e garantir também visibilidade desse tema para que as pessoas se sensibilizem e saibam da importância que é o investimento do poder público aliado à sociedade civil organizada, empresários, organizações não governamentais, para que as nossas crianças sejam cuidadas e com isso possam ter autonomia no seu desenvolvimento na fase adulta”, destacou a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

A diretora executiva da United Way Brasil, Gabriella Bighetti, apresentou a organização e falou de sua atuação para a primeira infância. “Trabalhar com o poder público para a gente é estratégico, e aqui em Caruaru encontramos uma equipe muito motivada para promover a primeira infância, já com ações concretas. A campanha é mais do que uma ação de comunicação. Tem ações de formação para as escolas, para os agentes da área social, e a ideia é que a gente consiga sensibilizar, tanto os técnicos quanto a população em geral, sobre a importância dos primeiros anos de vida”, ressaltou Gabriella.


Fotos: Janaína Pepeu

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.