segunda-feira, 21 de outubro de 2019

AÇÕES DE COMBATE ÀS ARBOVIROSES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CARUARU ATIGEM 100%




Caruaru segue firme no combate ao mosquito Aedes Aegypti. O programa “Aprender com Saúde”, uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, conclui no mês de outubro as ações de conscientização voltadas para crianças e adolescentes nas escolas da rede municipal.

“Atingiremos, em outubro, 100% das escolas do nosso município. Ações como esta ajudam no empoderamento do papel da população como parte fundamental no combate ao mosquito”, destaca a coordenadora do Aprender com Saúde, Michelly Pereira.






Além desta, mais nove ações são realizadas na cidade e na zona rural de Caruaru. As equipes de Vigilância em Saúde realizam visitas domiciliares com os Agentes de Combates as Endemias (ACE) para a prevenção e controle do Aedes aegypti; visitas em pontos estratégicos; ações de controle mecânico e em depósitos de difícil acesso para prevenção e controle do mosquito; bloqueio espacial com máquinas de ultra baixo volume para quebra da circulação viral das arboviroses; visitas domiciliares em residências de gestantes para prevenção de arboviroses na gestação; mutirões de controle vetorial e mobilização social; análise da situação epidemiológica de forma integrada entre a Vigilância em Saúde e Atenção Básica; georreferenciamento das ações do programa de prevenção e controle das arboviroses e a participação dos agentes comunitários de saúde no controle vetorial do mosquito, controle mecânico e com palestras educativas.



“Todas as ações de prevenção e controle que realizamos são preconizadas pelo Ministério da Saúde. Além disso, promovemos ações de forma integrada com outros departamentos da Secretaria de Saúde bem como com outras secretarias da Prefeitura de Caruaru”, explicou a gerente de Vigilância Ambiental, Claudia Agra.

A Capital do Agreste registrou, até o momento, 50 casos confirmados de arboviroses, sendo: 46 de dengue, dois para zyka e dois chikungunya.


Fotos: Divulgação 

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.