sexta-feira, 6 de setembro de 2019

RAQUEL LYRA ENTREGA DE MAIS DE 400 ÓCULOS PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL




A manhã desta quinta-feira (05) foi de alegria e comemoração para os 410 estudantes das escolas municipais Mestre Vitalino, Kermogenes Dias, Laura Florêncio, Guiomar Lyra e José Florêncio Leão beneficiados pelo programa Aprender com Saúde com a entrega, gratuita, de óculos com lentes corretivas. O ato é a última etapa da ação que teve triagem e exames de vista, na própria unidade escolar.

A solenidade foi dividida em dois momentos: no início da manhã na Escola Mestre Vitalino, no Alto do Moura, e, na sequência, na quadra da Escola Kermogenes Dias, no bairro do Vassoural. Estiveram presentes a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra; o secretário de Saúde, Francisco Santos; a secretária de Educação, Marta Medeiros; pais e responsáveis pelos alunos.






“O Aprender com Saúde trouxe o médico para dentro da escola e isso faz com que o aproveitamento acadêmico dos estudantes melhore consideravelmente, pois cuidando da saúde dele, o resultado vai vir dentro da sala de aula”, disse a secretária de Educação, Marta Medeiros. Já para o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos, a ida do profissional de saúde para dentro das escolas é um ganho para todos com o investimento do que é pago pelos impostos dos cidadãos. “Quando vamos para dentro das escolas, estamos ampliando a intervenção do sistema de saúde fazendo com que alguns problemas, que lá na frente poderiam ser desenvolvidos de maneira mais grave, já sejam atendidos e solucionados antes. Sem contar que a realização deste programa é resultado do pagamento dos impostos da população”, explicou.




Aprender com Saúde - O projeto é uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população escolar caruaruense em caráter de corresponsabilidade. Em 2018 o programa atingiu 100% dos estudantes com 12 ações de prevenção e promoção a saúde. Na ação de Saúde Ocular foram examinados 5.682 estudantes e entregue 433 óculos.  A programação 2019/2020 deve beneficiar 136 escolas municipais e centros de educação infantil e uma média de 41.945 estudantes.


Fotos: Janaína Pepeu 

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.