terça-feira, 24 de setembro de 2019

III FÓRUM DE PREVENÇÃO E COMBATE AO SUICÍDIO FOI REALIZADO EM CARUARU





A Prefeitura de Caruaru, através de uma ação integrada das secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; de Políticas para Mulheres; da Saúde e da Educação, realizou na manhã desta segunda-feira (23), o III Fórum de Prevenção e Combate ao Suicídio. O evento reuniu cerca de 400 pessoas e promoveu palestras que, tendo como base o Setembro Amarelo, falaram sobre a importância da prevenção ao suicídio.




O fórum contou com a participação dos representantes das secretarias. “Ele (o evento) foi planejado de maneira integrada entre as quatro secretarias para que houvesse uma adesão maior de todos os públicos, até porque é um tema tabu que é pouco debatido pela 
 sociedade. Apesar dos índices que são altos, as pessoas ainda têm medo de debater sobre suicídio”, relata Christianny Magalhães, coordenadora de Direitos Humanos e uma das organizadoras do evento. 




A programação teve também a apresentação do Coral Cantando à Vida, uma palestra de Maria Diogivânia, psicóloga e professora da Unifavip/Wyden; sobre as terapias tradicionais na prevenção e combate a depressão. Depois a terapeuta Quântica e Vibracional, Lindinalva Melo, falou sobre o uso de terapias holísticas no tratamento da saúde mental. Após isso teve o depoimento de Raphael Dantas, Sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru e residente da Asces, que relatou os altos índices de suicídio na população LGBT.




A assistente social Maria Ivone fez parte do público e contou um pouco sobre sua visão do evento: “Eu acho que muitas vezes uma pessoa que está passando por uma situação como essa pode não ter a quem recorrer e, muitas vezes, eventos como esse abrem muitas portas para saber a quem recorrer e a que número lugar".


Fotos: 

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.