quarta-feira, 28 de agosto de 2019

CARUARU GANHARÁ PARQUE AMBIENTAL DE R$ 6 MILHÕES ÀS MARGENS DO RIO IPOJUCA





O Governador Paulo Câmara assinou na tarde desta terça-feira (27) a Ordem de Serviço para início das obras de construção do Parque Ambiental Janelas para o Rio, no município de Caruaru, contemplado numa área total de 6,65 ha, sendo 1,58 ha no lado Norte e 5,06 ha no lado Sul, deste 3,06 ha de áreas reflorestadas.

O projeto Janelas para o Rio foi desenvolvido pela APAC através do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca - PSA Ipojuca, financiado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e será executado pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, com prazo de execução de nove meses e investimento na obra de R$ 6.246.495,69.
“Revitalizar e trazer vida a Bacia através do reflorestamento e ocupação de área para usos públicos, com um equipamento para todos, essa é a proposta do Parque Ambiental Janelas para o Rio e através dele a população possa contemplar, conviver e cuidar do Rio. Estimulando a apropriação e consequentemente melhorar a qualidade do rio.” Explicou Suzana Montenegro, Presidente da APAC.

O parque ambiental faz parte do Programa Janelas para o Rio que consiste em um conjunto de intervenções previstas nos planos hidroambientais das bacias dos rios Capibaribe e Ipojuca, desenvolvido com objetivo de proteger as margens do rio de usos indevidos e ocupações irregulares, valorizar o espaço público com o incentivo ao lazer contemplativo, recreação, prática de atividades físicas e ao exercício da educação ambiental, potencializar o papel do rio na paisagem urbana, valorizando-o como marco paisagístico e elemento de incentivo à convivência social.





O primeiro parque será no município de Caruaru às margens do Rio Ipojuca, com extensa área ao longo do rio, que configura a conformação de um Parque Linear, dentro da área de Preservação Permanente – APP e sujeita a inundações na área sul, em decorrência da própria topografia. No norte não há riscos dada a cota mais alta, que favorece a construção de uma passarela para travessia de pedestres. 


O Parque Ambiental Janelas para o Rio será implantado no terreno da Escola Municipal Altair Nunes Porto, situado no bairro do Cedro, região de grande densidade demográfica e carência de áreas de lazer, o parque ambiental Janelas para o Rio atuará como âncora para o início do processo de reabilitação do Rio Ipojuca na Zona Leste da cidade, conscientizando a população e a comunidade escolar para os cuidados com o meio ambiente.


Quem é Adriano Luiz?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Radialista desde abril de 2004. Locutor na Rádio Liberdade FM 94,7 de Caruaru-PE. Facebook, Twitter e Instagram: @adrianoluizloc