quinta-feira, 18 de julho de 2019

VIVA VITALINO 2019 RECORDA 110 ANOS DO MESTRE DO BARRO






Entre os dias 26 e 27 de julho, será realizada mais uma edição do evento “Viva Vitalino”. A Prefeitura de Caruaru está apoiando o projeto através da Fundação de Cultura e Turismo (FCTC). A programação conta com missa, exposição das peças de barro e fotográfica, exibição de filmes, além de um cortejo.

De acordo com o presidente da FCTC, Rubens Júnior, a prefeitura tem um papel fundamental na continuidade da arte produzida no Alto do Moura. “A gestão da prefeita Raquel Lyra busca fazer com que a tradição da arte figurativa seja mantida. Os artesãos que lá produzem representam a arte do barro e sobrevivem dela”, diz.

Idealizado pelos produtores culturais Antonio Preggo e Yone Amorim, o “Viva Vitalino” tem também a parceria da Associação dos Artesãos e Moradores do Alto do Moura (ABMAM) e da Pastoral da Cultura.  As peças em barro que serão expostas foram feitas pela família de Vitalino em homenagem a Severino Vitalino. 


Confira a programação:


Sexta-feira (26/07) 

18h - Missa na Igreja de São José, em homenagem a Mestre Vitalino, com participação de vários artistas. 

Sábado (27/07)

10h - Abertura da exposição "Peças de Barro da Família Vitalino" e da exposição fotográfica "Discípulos de Vitalino", na ABMAM. As exposições continuarão no local até o final de agosto.


19h - Homenagem ao Mestre Galdino com exibição do filme "A Peleja do Bumba Meu Boi contra o Vampiro do Meio Dia", que completa 35 anos de lançamento; e debates entre os participantes com a mediação de Pedro Aarão e Lula Lourenço, diretores do filme, na ABMAM. 

Domingo (28/07)

15h - Exibição do filme "Um dia com Severino Vitalino" e concentração para o cortejo na ABMAM. 

16h - Saída do cortejo com a participação de 10 entidades culturais e 35 estandartes que homenageiam artistas e personalidades que contribuíram para a cultura caruaruense. Durante o cortejo, são homenageados artistas do Alto do Moura, escolhidos pela comunidade.

17h - Chegada do cortejo no palco que ficará localizado na Praça do Artesão, onde acontecerão declarações de poesias e shows com artistas culminando com o Forró Vitalino coordenado por Valdir Santos com participação de João do Pife, Walmir Silva e regional.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.