quarta-feira, 17 de julho de 2019

SECRETARIA DE SAÚDE DE CARUARU ALERTA PARA ATUALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO INFANTIL




Prevenir a doença é melhor do que tratá-la. E a vacinação é uma das medidas mais importantes e eficazes de prevenção. A vacina estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos que destroem os micro-organismos invasores (bactérias ou vírus) tornando a pessoa, assim, imunizada. 

A Secretaria da Saúde de Caruaru reforça a importância da população ficar atenta ao calendário vacinal e manter a rotina de vacinação, atualizando o cartão de vacina. A ideia é aproveitar as férias da criançada para buscar as unidades de saúde do município e atualizar as vacinas.

“A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos das doenças evitáveis por imunizantes. Quem não se vacina, não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e de outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a situação de doenças”, explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunização da Secretaria de Saúde de Caruaru, Sarah Rafael.

O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como: BCG (para prevenção da tuberculose em crianças); Hepatite B; Penta (vacina contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecção por Haemophilus influenzae); VIP/VOP (vacina inativada e vacina oral contra poliomielite – paralisia infantil); Pneumocócica (contra a infecção por pneumococo que causa meningite, pneumonia e infecção de ouvido - otite); Rotavírus; Meningite C (conjugada); Febre Amarela; Hepatite A; Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); entre outras.

O que é preciso para se vacinar?

As vacinas são gratuitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caruaru. Para isso, basta comparecer a um posto de saúde com o cartão de vacina em mãos. Para quem perdeu o cartão, a orientação é para procurar o posto de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via. 

A ausência do Cartão de Vacina não é um impeditivo para vacinar. Toda pessoa pode ser vacinada nos postos de saúde, onde recebe um registro de controle da vacinação (cartão), podendo atualizar mais tarde a caderneta.

Caruaru possui 73 equipes de Saúde da Família e 04 Centros de Saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e 13h às 16h30.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.