quinta-feira, 4 de abril de 2019

PROGRAMA CRIANÇA FELIZ FORTALECE DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA


A Prefeitura de Riacho das Almas através da Secretaria de Assistência Social está desenvolvendo no município em parceria com o Governo Federal mais uma iniciativa que visa fortalecer os cuidados com a primeira infância das crianças riachenses. É o Programa Criança Feliz. A iniciativa tem como objetivo trabalhar o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 3 anos que fazem parte dos programas sociais de transferência de renda, e que estejam cadastradas no CadÚnico.

A equipe é formada por assistentes sociais, uma pedagoga e uma técnica de enfermagem, que trabalham fazendo visitas domiciliares. “Nós fazemos em média 400 visitas por mês e a aceitação é voluntária de cada família. A gente faz um trabalho de fortalecimento de vínculo da criança com a família, levando brincadeiras que tornem essa criança importante dentro do ciclo familiar. A ideia é que ela saia um pouco da TV e tenha um momento de interação com os pais e que isso se torne uma rotina”, explicou a supervisora do Criança Feliz Janailda Moura.

Caso alguma situação de vulnerabilidade seja identificada, toda a rede de assistência à criança é acionada, tanto na Assistência Social, com serviços como o Cras e o Creas, quanto com a Secretaria de Saúde, em uma política integrada na qual todas as secretarias municipais estão envolvidas. 

Gorete Araújo, mãe de Larissa, de um ano e dez meses, é usuária do programa e comemora os resultados no desenvolvimento da filha: “O Criança Feliz tem ajudado muito no desenvolvimento de Larissa. É legal porque ela traz muitas ideias, e ela é muito pequena para ficar no celular”, explicou a mãe. Ao todo, o projeto atende 100 crianças em Riacho das Almas.


Fotos: Divulgação 


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.